O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente a administração de Joe Biden nesta segunda-feira (16), acusando o governo de omitir informações sobre a aparição de drones misteriosos em vários estados americanos nas últimas semanas. Durante uma coletiva de imprensa em Palm Beach, na Flórida, Trump afirmou que o governo tem conhecimento sobre os eventos, mas não está revelando ao público o que está acontecendo.
“O governo sabe o que está acontecendo. Por alguma razão, eles não querem comentar. E acho que seria melhor dizerem o que nossos militares sabem e nosso presidente sabe”, declarou Trump, sugerindo que as autoridades deveriam esclarecer de onde vêm os drones que têm causado inquietação em algumas regiões do país.
Trump, que assumirá a Casa Branca em janeiro, também afirmou que não acredita que o fenômeno esteja relacionado a uma ameaça estrangeira. “Não consigo imaginar que seja o inimigo”, disse o republicano, referindo-se aos veículos aéreos não tripulados avistados recentemente, inclusive no campo de golfe de sua propriedade em Bedminster, Nova Jersey.
O caso tem gerado especulações e preocupações sobre a segurança do espaço aéreo americano. No dia anterior, Mike Waltz, escolhido por Trump para ser seu conselheiro de segurança nacional, afirmou que os avistamentos indicam "lacunas" na segurança do espaço aéreo dos EUA, sugerindo que medidas urgentes sejam tomadas.
Em resposta às críticas, o governo Biden se manifestou nesta segunda-feira, minimizando os avistamentos. De acordo com autoridades, os relatos são uma combinação de drones legalizados, aviões e até mesmo estrelas, e não representam uma ameaça à segurança nacional. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, explicou que existem cerca de 1 milhão de drones registrados nos EUA e que é normal ver esses dispositivos no céu.
“Os avistamentos até o momento incluem uma combinação de drones comerciais legais, drones amadores e drones policiais, além de aviões, helicópteros e até mesmo estrelas confundidas com drones”, declarou Kirby, reforçando que não houve identificação de qualquer risco à segurança pública.
Kirby também reconheceu as críticas sobre a falta de informações e justificou que as autoridades precisavam de mais “dados e análises” antes de oferecer uma resposta definitiva à população.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...