Trump acusa governo Biden de omissão sobre avistamentos de drones nos EUA

Presidente eleito critica falta de transparência e pede que militares informem a origem dos veículos aéreos não tripulados
Por: Brado Jornal 17.dez.2024 às 09h56
Trump acusa governo Biden de omissão sobre avistamentos de drones nos EUA
Alan Santos/Agência Brasil

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente a administração de Joe Biden nesta segunda-feira (16), acusando o governo de omitir informações sobre a aparição de drones misteriosos em vários estados americanos nas últimas semanas. Durante uma coletiva de imprensa em Palm Beach, na Flórida, Trump afirmou que o governo tem conhecimento sobre os eventos, mas não está revelando ao público o que está acontecendo.

“O governo sabe o que está acontecendo. Por alguma razão, eles não querem comentar. E acho que seria melhor dizerem o que nossos militares sabem e nosso presidente sabe”, declarou Trump, sugerindo que as autoridades deveriam esclarecer de onde vêm os drones que têm causado inquietação em algumas regiões do país.

Trump, que assumirá a Casa Branca em janeiro, também afirmou que não acredita que o fenômeno esteja relacionado a uma ameaça estrangeira. “Não consigo imaginar que seja o inimigo”, disse o republicano, referindo-se aos veículos aéreos não tripulados avistados recentemente, inclusive no campo de golfe de sua propriedade em Bedminster, Nova Jersey.

O caso tem gerado especulações e preocupações sobre a segurança do espaço aéreo americano. No dia anterior, Mike Waltz, escolhido por Trump para ser seu conselheiro de segurança nacional, afirmou que os avistamentos indicam "lacunas" na segurança do espaço aéreo dos EUA, sugerindo que medidas urgentes sejam tomadas.

Em resposta às críticas, o governo Biden se manifestou nesta segunda-feira, minimizando os avistamentos. De acordo com autoridades, os relatos são uma combinação de drones legalizados, aviões e até mesmo estrelas, e não representam uma ameaça à segurança nacional. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, explicou que existem cerca de 1 milhão de drones registrados nos EUA e que é normal ver esses dispositivos no céu.

“Os avistamentos até o momento incluem uma combinação de drones comerciais legais, drones amadores e drones policiais, além de aviões, helicópteros e até mesmo estrelas confundidas com drones”, declarou Kirby, reforçando que não houve identificação de qualquer risco à segurança pública.

Kirby também reconheceu as críticas sobre a falta de informações e justificou que as autoridades precisavam de mais “dados e análises” antes de oferecer uma resposta definitiva à população.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF faz novas buscas contra ‘Rei do Lixo’ na Bahia em operação sobre desvios de R$ 1,4 bilhão
Terceira fase da Overclean investiga fraude em licitações e contratos superfaturados
AGU processa Brasil Paralelo e acende novo alerta sobre liberdade de expressão
Advocacia-Geral da União busca censurar documentário que questiona caso Maria da Penha
José Dirceu fala sobre presença de petistas ligados ao mensalão no partido
Ex-ministro reafirma que nunca deixou a política e ensaia candidatura em 2026
Empresário critica Haddad mesmo após contrato milionário com o governo
Jorge Sukarie Neto, dono da Brasoftware, atacou medidas do Ministério da Fazenda, incluindo a taxação de APIs e o fim da desoneração da folha
Brasil pode sair vencedor na guerra comercial entre EUA e China, diz jornal
Política tarifária de Trump abre espaço para exportações brasileiras
União Europeia prepara retaliação ao tarifaço de Trump
Bloco busca negociação, mas avalia sobretaxas sobre US$ 26 bilhões em produtos americanos
Carregando..