O vencedor da disputa pela Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano), já iniciou os preparativos para sua posse presidencial, marcada para o dia 20 de janeiro de 2025. Entre os convidados estão líderes de diversos países, incluindo o presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), e o presidente chinês, Xi Jinping (Partido Comunista da China). Contudo, fontes próximas ao evento indicam que a presença de Xi Jinping é improvável, sendo mais provável que uma delegação de altos funcionários represente o líder chinês.
Em entrevista, Trump evitou confirmar a presença de Xi Jinping, mas destacou que sua relação com o presidente chinês era "muito boa". O ex-presidente também afirmou que todos os líderes que convidou para a posse aceitaram o convite.
Além de Milei e Xi, também receberam convites a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália), e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele (Nuevas Ideas). De acordo com Karoline Leavitt, porta-voz de Trump, a lista de convidados reflete o desejo de criar um “diálogo aberto” com países que são tanto aliados quanto adversários dos Estados Unidos.
Fontes indicam que alguns convites foram feitos informalmente, por meio de conversas telefônicas e até por canais secretos, sem a mediação direta de Trump com outros líderes.
Além disso, grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Meta, doaram US$ 1 milhão cada uma para o fundo de financiamento da posse de Trump. Jeff Bezos, fundador da Amazon, que criticou o ex-presidente durante seu primeiro mandato, declarou estar otimista com a nova gestão e afirmou que contribuiria para apoiar Trump na implementação de regulamentações no país.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...