Trump convida líderes mundiais para sua posse, mas Xi Jinping deve enviar representante

O ex-presidente republicano também anunciou apoio financeiro de grandes empresas de tecnologia para o evento, com doações milionárias de Amazon e Meta
Por: Brado Jornal 13.dez.2024 às 08h07 - Atualizado: 13.dez.2024 às 08h23
Trump convida líderes mundiais para sua posse, mas Xi Jinping deve enviar representante
Isac Nóbrega/Agência Brasil

O vencedor da disputa pela Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano), já iniciou os preparativos para sua posse presidencial, marcada para o dia 20 de janeiro de 2025. Entre os convidados estão líderes de diversos países, incluindo o presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), e o presidente chinês, Xi Jinping (Partido Comunista da China). Contudo, fontes próximas ao evento indicam que a presença de Xi Jinping é improvável, sendo mais provável que uma delegação de altos funcionários represente o líder chinês.

Em entrevista, Trump evitou confirmar a presença de Xi Jinping, mas destacou que sua relação com o presidente chinês era "muito boa". O ex-presidente também afirmou que todos os líderes que convidou para a posse aceitaram o convite.

Além de Milei e Xi, também receberam convites a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália), e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele (Nuevas Ideas). De acordo com Karoline Leavitt, porta-voz de Trump, a lista de convidados reflete o desejo de criar um “diálogo aberto” com países que são tanto aliados quanto adversários dos Estados Unidos.

Fontes indicam que alguns convites foram feitos informalmente, por meio de conversas telefônicas e até por canais secretos, sem a mediação direta de Trump com outros líderes.

Além disso, grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Meta, doaram US$ 1 milhão cada uma para o fundo de financiamento da posse de Trump. Jeff Bezos, fundador da Amazon, que criticou o ex-presidente durante seu primeiro mandato, declarou estar otimista com a nova gestão e afirmou que contribuiria para apoiar Trump na implementação de regulamentações no país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump abre negociação sobre tarifas caso países ofereçam “algo fenomenal
Presidente dos EUA destaca poder das tarifas e possível acordo para o TikTok
Senadores evangélicos aconselham Lula a se aproximar do segmento para 2026
Eliziane Gama e Carlos Viana sugerem que presidente intensifique contato com eleitores evangélicos e amplie viagens ao Nordeste
China impõe tarifa de 34% sobre produtos dos EUA em resposta a Trump
Pequim também restringe exportação de materiais raros e sanciona 27 empresas americanas
Banco Master contratou esposa de Alexandre de Moraes enquanto negociava venda ao BRB
Negócio entre as instituições financeiras levanta suspeitas sobre conexões políticas e interesses envolvidos
Carregando..