Republicanos mantêm maioria na Câmara de Deputados e dão a Trump controle do Congresso nos EUA

O partido já havia conquistado o controle do Senado
Por: Brado Jornal 14.nov.2024 às 10h15
Republicanos mantêm maioria na Câmara de Deputados e dão a Trump controle do Congresso nos EUA
Isac Nóbrega/Agência Brasil

O Partido Republicano assegurou, na madrugada da quarta para quinta-feira (14), cadeiras suficientes para ser maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para o novo governo do presidente eleito Donald Trump.

Vitórias no Arizona e na Califórnia deram aos republicanos os 218 assentos necessários para controlar a casa. O partido já havia conquistado o controle do Senado nestas eleições.

Os democratas seguem com 208 vagas, e outras 9 ainda estão em disputa (4 na Califórnia e 1 cada em Ohio, Oregon, Manine, Iowa e no Alasca).

O resultado garante que o Congresso estará alinhado com a agenda de Trump e os republicanos estarão prontos para implementar promessas feitas pelo presidente eleito durante a corrida à Casa Branca. Essa configuração vai durar ao menos dois anos, isso porque um terço do Congresso americano é eleito a cada dois anos, seja junto com as eleições presidenciais ou com as locais.

Trump prometeu realizar a maior operação de deportação em massa de imigrantes em situação ilegal da história dos EUA, implementar tarifas contra produtos importados --sobretudo da China--, punir os seus adversários políticos e remodelar a economia.

Quando Trump foi eleito presidente em 2016, os republicanos também varreram o Congresso, mas ele ainda encontrou dificuldades com líderes de seu partido resistentes às suas ideias políticas. Desta vez, o cenário deve ser diferente.

O presidente eleito terá ainda uma Suprema Corte de maioria conservadora: seis dos nove juízes fazem parte dessa ala, dos quais três foram nomeados por Trump no primeiro mandato.

Trump aproveitou sua visita a Washington na quarta para se reunir com Joe Biden na Casa Branca e se encontrou com republicanos do Congresso em dois momentos ao longo do dia. Assim como a visita a Biden marcou o início da transição de governo, Trump se reuniu com legisladores do partido primeira vez que desde que foi eleito, o que marca o começo das articulações como novo presidente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comissão da Câmara pauta projeto que assegura casamento homoafetivo
O projeto, relatado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), passou por alterações em relação à versão aprovada em outubro de 2023 na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família
Trump escolhe John Ratcliffe, ex-diretor de inteligência, para chefiar a CIA
O ex-congressista republicano do Texas atuou como diretor de inteligência nacional durante o último ano e meio do primeiro mandato de Trump
Deputados aprovam proibir uso de celular nas escolas de SP
Proposta segue para sanção do governador
CCJ da Câmara adia discussão de PEC sobre proibição do aborto em todos os casos
A PEC é de 2012, de autoria do ex-deputado Eduardo Cunha e, na prática, muda o regimento sobre o aborto, que passaria a ser proibido mesmo nas três situações em que atualmente a legislação permite
Bancada evangélica declara apoio a Hugo Motta na Câmara
Anúncio foi feito durante jantar em churrascaria de luxo de Brasília
PEC do fim da escala 6x1 atinge assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara
A PEC é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP)
Carregando..