EUA Urgente

Vitória! Trump é eleito mais uma vez presidente dos EUA

A vitória do republicano é um marco na história da política norte-americana
Por: Brado Jornal 06.nov.2024 às 05h45 - Atualizado: 07.nov.2024 às 05h37
Vitória! Trump é eleito mais uma vez presidente dos EUA
Ex-presidente dos EUA e candidato à Presidência Donald Trump faz discurso em Pittsburgh, na Pensilvânia — Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Donald Trump venceu a disputa contra Kamala Harris e será o presidente dos Estados Unidos a partir de 2025. A vitória do republicano é um marco na história da política norte-americana, porque é a segunda vez que um ex-presidente volta à Casa Branca depois de perder uma reeleição.

Apenas Grover Cleveland, 22º presidente do país, havia conseguido tal façanha. Elegeu-se em 1885 e governou até 1889, ano em que perdeu a reeleição. Voltou à Casa Branca quatro anos depois para tornar-se o 24º presidente dos EUA. No caso de Trump, venceu a disputa em 2016, contra Hillary Clinton, e perdeu a reeleição em 2020, para Joe Biden.

A campanha de Trump centralizou a campanha em temas caros ao eleitor conservador, como a liberdade econômica, o controle da imigração e o fortalecimento da indústria dos EUA. Durante a campanha, o republicano prometeu retomar as políticas que implantou durante seu primeiro mandato, incluindo a redução de impostos, o endurecimento nas fronteiras e a renegociação de acordos internacionais. Sua base eleitoral se manteve fiel, especialmente nas áreas rurais e entre eleitores conservadores.

Trump na madrugada desta quarta-feira (6), disse que inaugurará uma "era de ouro nos EUA". Ele iniciou o discurso em um centro de convenções na Flórida após a emissora Fox News projetar sua vitória.

O que aconteceu

O republicano também disse que irá "recuperar" os EUA. "Vamos ajudar nosso país a se recuperar. Nosso país precisa de ajuda, precisa muito. Vamos resolver nossa fronteira e todos os outros problemas".

Trump ressaltou a vitória do Partido Republicano no Senado, que voltou a comandar a casa. "Os EUA nos deu um mandato poderoso. Voltamos a controlar o senado", disse ele, que ainda destacou a possibilidade de que mantenha o controle sobre a Câmara dos Deputados.

"Foi aparentemente o maior movimento político de todos os tempos", disse Trump. Ele se referia ao movimento "Faça a América Grande Novamente" (Maga, na sigla em inglês).

Num discurso improvisado, o presidente eleito ainda defendeu que Elon Musk, dono do X, seja "protegido". "Temos de proteger nossos gênios, não temos tantos deles", afirmou Trump.

Trump agora indicou que está "na hora de reunir" o país. Ele falou em "colocar um fim às divisões dos últimos quatro anos". Indicando que não vai começar nenhuma guerra, Trump ainda lembrou dos atentados e ameaças que sofreu. "Deus me salvou por um motivo", disse.

O vice na chapa, JD Vance, também discursou no evento. Ele destacou a "maior volta política da história dos EUA" e prometeu que haveria a "maior recuperação econômica da história".



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ao lado de Musk, Trump acompanham lançamento da Starship da SpaceX
Teste será o sexto da Super Heavy Starship, maior foguete do mundo, central no plano do bilionário de enviar grandes cargas a outros planetas
EUA reconhece opositor Edmundo González como 'presidente eleito' da Venezuela
A posição foi revelada nesta terça-feira (19), quando o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, destacou novamente a legitimidade da vitória de González nas urnas
CPI das Bets: Deolane, Safadão, Jojo Todynho são convocados para depor
As datas para os comparecimentos dos convocados ainda serão agendadas
Venezuelano é condenado a prisão perpétua nos EUA por matar jovem
Ibarra encontrou Riley enquanto ela corria no campus da Universidade da Geórgia; Evidências mostram que o venezuelano tentou estuprar a garota
PT pede arquivamento do projeto que anistia condenados do 8 de janeiro
O requerimento argumenta que manter a tramitação do projeto é inoportuno e inconveniente para o processo democrático e a paz nacional
Ximbinha e Joelma são processados por compositor
Elivandro Cuca processa ex-casal por dívidas de direitos autorais e conteúdos de DVD
Carregando..