Eleições EUA: Kamala afirma que já votou por correio

"Acabei de preencher minha cédula de votação pelo correio", declarou a jornalistas no estado-pêndulo de Michigan neste domingo (3)
Por: Brado Jornal 04.nov.2024 às 11h31 - Atualizado: 04.nov.2024 às 11h31
Eleições EUA: Kamala afirma que já votou por correio
Reprodução/Instagram

A candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, afirmou neste domingo (3) que votou antecipadamente por correio nas eleições presidenciais, em um dia dedicado a falar com eleitores do Michigan.

“Na verdade, acabei de preencher minha cédula para o correio. Então, eu votei. [...] Minha cédula está a caminho da Califórnia, e vou confiar no sistema que ela chegará lá”, comentou à imprensa.

Durante as perguntas, a democrata foi questionada por repórteres sobre uma importante iniciativa de votação estadual da Califórnia chamada Proposition 36 (Proposta 36, em tradução livre para o português), ​​que prevê a restauração de leis mais duras contra o crime.

"Não vou falar sobre a votação porque, honestamente, é o domingo antes da eleição, e não pretendo criar um endosso de uma forma ou de outra sobre isso", afirmou a candidata. "Mas eu votei", acrescentou. Harris foi promotora distrital de São Francisco, procuradora-geral da Califórnia e senadora dos EUA antes de ser eleita vice-presidente em 2020.

No mesmo dia, ela divulgou um vídeo em suas redes sociais incentivando seus eleitores a votarem.

A decisão de não se posicionar publicamente sobre a proposta pode deixá-la exposta a críticas do candidato republicano Donald Trump, que tem apontado a democrata como muito branda com o crime, além de poder gerar efeitos negativos entre uma parcela dos eleitores de esquerda, que apoiam uma posição mais dura contra o crime e as drogas, que tomaram conta da Califórnia nos últimos anos.

A iniciativa estadual, se aprovada, tornaria o crime de furto em loja um crime grave para reincidentes e aumentaria as penalidades para algumas acusações envolvendo usuários de drogas, incluindo os que usam o opioide sintético fentanil. Além disso, a proposta daria aos juízes a autoridade para ordenar que pessoas com múltiplas acusações de drogas recebam tratamento.

De acordo com dados de um estudo do Instituto de Políticas Públicas da Califórnia, a área da Baía de São Francisco e Los Angeles registraram um aumento nos furtos em lojas entre 2021 e 2022, uma tendência que foi acompanha por todo o estado.

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, também já sinalizou seu votou antecipado, na semana passada. Enquanto isso, o republicano Donald Trump deve votar pessoalmente nesta terça-feira (5), dia oficial de votação nos EUA.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Morre a jornalista Wanda Chase aos 64 anos em Salvador
Repórter e apresentadora faleceu após complicações de um aneurisma da aorta
Empresário critica Haddad mesmo após contrato milionário com o governo
Jorge Sukarie Neto, dono da Brasoftware, atacou medidas do Ministério da Fazenda, incluindo a taxação de APIs e o fim da desoneração da folha
STF avalia reduzir penas dos condenados do 8 de Janeiro
Discussão esbarra em resistência na Primeira Turma, sob comando de Moraes
Baianos em Brasília são alvo de operação por difamação contra conterrâneos
Grupo criou perfil falso para atacar comerciantes, policiais e políticos de Barra (BA)
Felipe Neto anuncia pré-candidatura à Presidência em 2026
Influenciador justifica afastamento da política e revela planos para lançar nova rede social
Bolsonaro autoriza PL a votar a favor do ‘PL da Reciprocidade’, diz líder do PL
Ex-presidente inicialmente criticou o projeto, mas deu aval à bancada para aprová-lo
Carregando..