EUA: Quem são os cotados para substituir Biden na candidatura a presidência

Kamala Harris desponta como favorita após receber apoio do atual presidente
Por: Brado Jornal 22.jul.2024 às 11h23
EUA: Quem são os cotados para substituir Biden na candidatura a presidência
Erin Schaff/The New York Times

Logo que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a desistência da corrida eleitoral norte-americana neste domingo (21), diversos nomes começaram a surgir como cotados para substitui-lo como candidato democrata na disputa contra Donald Trump, sendo a favorita a atual vice-presidente americana Kamala Harris, que recebeu o apoio do próprio Biden.

No entanto, a lista não se resume a Kamala e possui outras figuras como os governadores da Califórnia, Gavin Newsom; do Michigan, Gretchen Whitmer; de Illinois, J.B. Pritzker; e da Pensilvânia, Josh Shapiro. Além desses, outros nomes que sequer fazem parte do universo político atual também têm sido citados, como as ex-primeiras-damas Michelle Obama e Hillary Clinton.


Confira a situação de alguns dos cotados:

KAMALA HARRIS

Minutos depois de publicar uma carta na qual anunciou que desistiu de sua candidatura, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu o voto para a vice-presidente, Kamala Harris, como sua substituta para as eleições de 5 de novembro. A mensagem foi publicada no perfil do chefe de Estado na rede social X.

"Hoje quero oferecer todo o meu apoio e respaldo para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas: é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso", disse.

Kamala, por sua vez, agradeceu o apoio que recebeu de Biden para ser sua substituta na corrida à Casa Branca e afirmou que fará tudo o que estiver ao seu alcance “para unir o Partido Democrata” e a nação para “derrotar Donald Trump”.

"Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua extraordinária liderança como presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Seu notável legado de realizações não tem paralelo na história americana moderna e ultrapassa o legado de muitos presidentes que cumpriram dois mandatos", afirmou.

Após o anúncio, a vice recebeu um apoio significativo de governadores, congressistas e do casal Bill e Hillary Clinton. No entanto, alguns membros importantes do Partido Democrata, como o ex-presidente Barack Obama, mostraram sua predisposição para um processo eleitoral mais aberto.


GAVIN NEWSOM

O governador da Califórnia também estava sendo ventilado como um possível candidato à corrida pela Casa Branca, mas o político anunciou neste domingo, em suas redes sociais, o apoio à candidatura de Kamala; o que reduziu a expectativa de que ele siga na disputa.

"Com a nossa democracia e o nosso futuro em jogo, ninguém é melhor para enfrentar a visão sombria de Donald Trump e guiar o nosso país numa direção mais saudável do que a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris", escreveu Newsom na rede X.


JOSH SHAPIRO

Outro nome que chegou a ser cogitado como substituto de Biden, mas que agora parece pouco provável, é o do governador da Pensilvânia, Josh Shapiro. Neste domingo, o democrata se pronunciou publicamente endossando o nome de Kamala como a candidata do partido para a disputa contra Donald Trump.

"O contraste nesta corrida não poderia ser mais claro e o caminho para a vitória em novembro passa pela Pensilvânia, onde esse trabalho coletivo começou. Farei tudo o que puder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos Estados Unidos", disse Shapiro.


GRETCHEN WHITMER

Quem segue como um nome cotado, no entanto, é a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer. Após a desistência de Biden, a gestora estadual disse que fará de tudo para manter a liderança democrata na Casa Branca e impedir Trump de voltar ao comando do país. Em seu pronunciamento, ela não citou o nome de Kamala.

"Meu trabalho nesta eleição continuará o mesmo: fazer tudo o que puder para eleger democratas e impedir Donald Trump, um criminoso condenado, cuja agenda de aumentar os custos das famílias, proibir o aborto em todo o país e abusar do poder da Casa Branca para acertar as suas próprias contas é completamente errada para Michigan", disse a democrata.


J.B. PRITZKER

Outro governador cogitado para ser o substituto de Biden é o do estado de Illinois, J.B. Pritzker. O político é um dos democratas que mais têm atuado para facilitar o aborto. Desde 2022, o estado de Illinois investiu 23 milhões de dólares (R$ 128 milhões) na expansão do acesso ao procedimento, o que levou a um aumento de mulheres que viajam para lá em busca da prática.


SHERROD BROWN

Sem tantos holofotes quanto outros nomes, o senador de Ohio Sherrod Brown, de 71 anos, é o mais velho dentre os nomes cotados para substituir Biden. O político tem destaque na defesa de pautas que envolvem os direitos e proteções trabalhistas, e já se posicionou em defesa da fertilização in vitro e do direito ao aborto.


HILLARY CLINTON

Após o anúncio da desistência de Biden, a ex-primeira-dama chegou a ter o nome cogitado, mas já se pronunciou em uma carta conjunta assinada com o marido, o ex-presidente Bill Clinton. No comunicado, o casal endossou a escolha de Biden de indicar Kamala Harris para a disputa presidencial e disse que fará de tudo “para elegê-la”.


MICHELLE OBAMA

A esposa do ex-presidente Barack Obama foi outra figura que apareceu com destaque nas redes sociais após Biden desistir. No entanto, Michelle Michelle já negou o interesse pela candidatura em outras ocasiões. Em março, em nota enviada à NBC News, a diretora de comunicação da ex-primeira-dama, Crystal Carson, disse que ela não concorreria ao cargo de presidente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação Overclean: “Rei do Lixo” teria interferido na nomeação de secretários em Belo Horizonte, aponta PF
Empresário José Marcos Moura negociou cargos com o então prefeito Fuad Noman, segundo mensagens obtidas pela Polícia Federal
Ator de "Round 6" é condenado a 1 ano de prisão por assédio sexual na Coreia do Sul
Veterano de 80 anos foi acusado de tocar de forma inapropriada uma jovem atriz da mesma companhia de teatro, em 2017
Bahia empata com Santos e segue sem vencer na Série A
Tricolor joga bem, mas volta a sofrer gols no fim e deixa escapar vitória na Vila Belmiro
Empresário é sequestrado por criminosos armados no interior de SP
Vítima foi levada após tentativa de fuga; esposa também chegou a ser raptada
Tarifaço de Trump causa perda global de US$ 10 trilhões e abala mercados internacionais
Nova política econômica dos EUA atinge 185 países; Apple lidera prejuízos entre gigantes da tecnologia
Biomédico ligado a laudo falso contra Boulos visitou Itamaraty, diz rede social
Luiz Teixeira, aliado de Pablo Marçal, publicou imagens em visita ao ministério; Itamaraty nega agenda oficial
Carregando..