Biden restringe entrada de imigrantes

Fluxo disparou durante governo do democrata e se tornou maior problema do país na visão do eleitorado
Por: Brado Jornal 04.jun.2024 às 14h22
Biden restringe entrada de imigrantes
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Em uma mudança significativa em sua política migratória, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (4) uma série de medidas destinadas a restringir a entrada de imigrantes na fronteira com o México.

Essas ações incluem a possibilidade de Biden fechar temporariamente a fronteira e autorizar policiais a deportarem pessoas que atravessarem a fronteira sem terem seus pedidos de asilo processados. Atualmente, os imigrantes têm o direito de solicitar asilo ao chegarem aos EUA.

Essas medidas, consideradas as mais radicais de sua gestão até o momento no que diz respeito à política migratória, são interpretadas como uma tentativa de conquistar votos de um eleitorado insatisfeito com o alto número de imigrantes que têm entrado no país recentemente.

As ações foram anunciadas por meio de uma ordem executiva, que só pode ser anulada por vias judiciais. No início de sua gestão, Biden assinou uma ordem executiva reabrindo as fronteiras com o México, que haviam sido fechadas por Trump durante a pandemia, e suspendendo as deportações.


A ordem estabelece que:

  • Imigrantes que entrarem ilegalmente serão automaticamente deportados. Atualmente, os que entram de forma irregular nos EUA têm a possibilidade de solicitar asilo e refúgio e obtê-lo se comprovarem perseguição ou fugirem de conflitos. A forma como essa redução será implementada ainda não foi esclarecida até o momento da publicação deste texto.
  • Será estabelecido um limite diário de 2.500 pessoas entre as duas fronteiras, na área de solicitação e análise de pedidos de asilo.


Segundo a Casa Branca, essas ações só entrarão em vigor “quando os níveis elevados de chegadas na fronteira sul excederem nossa capacidade de receber o número de pessoas”.

O governo Biden argumenta que o pacote “facilitará a imigração legal para remover aqueles sem base legal para entrar no país”.

De acordo com fontes do governo consultadas pela Associated Press, o texto da ordem executiva estava em fase finalização há semanas, mas Biden decidiu esperar o resultado das eleições no México, que ocorreram no domingo (2), e nas quais a candidata do governo, Claudia Sheinbaum, saiu vitoriosa.

A assinatura da ordem executiva está prevista para esta tarde em uma cerimônia na Casa Branca, para a qual Biden convidou uma série de prefeitos, incluindo republicanos, de cidades no Texas que fazem fronteira com o México.

Esta é a segunda tentativa de Biden de regular a entrada de imigrantes nas fronteiras com o México. A primeira foi um acordo bipartidário feito por democratas e republicanos, que acabou não sendo aprovado após deputados republicanos desistirem dele a pedido do ex-presidente Donald Trump.

Trump percebeu que Biden se beneficiaria eleitoralmente da aprovação do projeto de lei, visto que a opinião pública sobre a entrada de imigrantes mudou após um recorde histórico em dezembro de 2023, quando cerca de 250 mil pessoas tentaram entrar nos EUA pela fronteira com o México. Esse número caiu pela metade em abril deste ano, segundo dados do governo dos EUA.

No entanto, Biden quer evitar que as entradas aumentem até novembro, quando ocorrem as eleições do país.

A medida pode complicar a relação dos EUA com o novo governo mexicano. Em seu discurso após vencer as eleições, Claudia Sheinbaum afirmou que “sempre defenderemos os mexicanos que estão do outro lado da fronteira”. Biden, ao parabenizá-la, expressou o desejo de “trabalhar de perto com a presidente eleita Sheinbaum no espírito de colaboração e amizade que reflete os laços duradouros entre os dois países”, sem mencionar a questão migratória ou a ordem executiva.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP-BA recomenda fiscalização de mesas e cadeiras em bares e restaurantes de Salvador
O objetivo é que o município fiscalize o cumprimento da legislação com emissão de notificação, autuação e cassação de alvará de funcionamento
Eventos e temporada de cruzeiro aquecem turismo em Salvador antes mesmo do verão
Desde a última sexta-feira (1º) até o dia 30, a cidade está tendo atividades diárias que integram a programação do Novembro Salvador Capital Afro
Deputado Marcel van Hattem se recusa a depor na Polícia Federal
Congressista é investigado por expor foto e criticar delegado da PF à frente das investigações do suposto golpe no Plenário; fala em “ordens ilegais”
Torcedores do Bahia protestam contra Rogério Ceni e penduram boneco e faixa em viaduto
Com o time sem vencer há três jogos e mais distante do G-6, técnico é principal alvo dos protestos
Salvador Boat Show, de 6 a 10 de novembro, integra os planos para o crescimento socioeconômico local
“Precisamos desmistificar que “náutica” é para poucos, pelo contrário, é extremamente potente para o desenvolvimento”, diz Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador
Carregando..