Republicanos lançam 2 candidatos para presidência da Câmara dos EUA

Steve Scalise e Jim Jordan concorrerão à nomeação republicana para ocupar cargo; votação será realizada em 11 de outubro
Por: Brado Jornal 04.out.2023 às 18h38
Republicanos lançam 2 candidatos para presidência da Câmara dos EUA

O líder da maioria republicana na Câmara dos EUA, Steve Scalise, e o deputado Jim Jordan, de Ohio, lançaram oficialmente suas candidaturas à presidência da Casa Baixa nesta quarta-feira (4). 

O ex-presidente da Câmara, Kevin McCarthy, desistiu de tentar recuperar o cargo. O republicano foi destituído na terça-feira (3), depois de a Casa aprovar uma moção por 216 votos a favor e 210 contra para retirar o congressista.

A Câmara se reunirá na próxima quarta-feira (11) para realizar eleições internas e nomear o substituto de McCarthy. São necessários ao menos 218 votos para a aprovação. Segundo a Reuters, os republicanos devem se reunir na terça-feira (10) para ouvir todos os candidatos.

O funcionamento da Câmara está paralisado e será retomado quando um novo presidente for eleito. O deputado Patrick McHenry, da Carolina do Norte, foi nomeado presidente interino. Ele suspendeu as atividades da Câmara para que democratas e republicanos escolham os indicados para a disputa.

Scalise, de 57 anos, está no Congresso desde 2008. É mais conservador do que McCarthy e o favorito entre muitos republicanos para assumir o cargo. No entanto, ele foi diagnosticado com câncer raro no sangue em agosto e enfrenta um tratamento intenso contra a doença. 

Steve Jordan, de 59 anos, está no Congresso desde 2007. O deputado é presidente do Comitê Judiciário da Câmara e aliado do ex-presidente Donald Trump. Segundo o New York Times, Jordan já usou sua posição no comitê para intervir em vários processos no qual Trump estava envolvido.


Saída de McCarthy

A destituição de McCarthy do cargo de presidente da Câmara dos Estados Unidos partiu de republicanos conservadores insatisfeitos com a gestão do líder nos gastos governamentais e nas negociações com o presidente Joe Biden.

McCarthy foi eleito para o cargo de presidente da Câmara em janeiro deste ano. Foram necessárias 15 rodadas de votações para que o deputado representante do 20º distrito da Califórnia fosse escolhido. Ele não conseguiu o apoio de republicanos da ala mais conservadora do partido para ser eleito e precisou negociar concessões para que a situação fosse revertida.

Nos meses seguintes, esse grupo de parlamentares ficou cada vez mais insatisfeito com a abordagem do presidente da Câmara em relação ao governo. A desaprovação de McCarthy entre os republicanos conservadores se intensificou quando o congressista fechou acordos com o presidente Biden e os democratas para aumentar o limite da dívida dos Estados Unidos em maio.

Na semana passada, o presidente da Câmara também teve dificuldades para ter a aprovação do financiamento dos serviços públicos para 2024 e evitar a paralisação do governo por causa da resistência republicana.


Impasse

Inicialmente, McCarthy tentou implementar um pacote que não contemplava os interesses democratas, que votaram, majoritariamente, contra todas as propostas apresentadas por ele.

Do outro lado, a ala mais conservadora do Partido Republicano considerava insuficiente os cortes orçamentários previstos na proposta do presidente da Câmara e se mantiveram irredutíveis.

Dado o cenário, McCarthy não conseguiu aprovar nem os gastos para contemplar todo ano fiscal, nem uma medida provisória para manter o governo funcionando enquanto chegava num consenso com os legisladores. O impasse na Câmara só foi vencido no sábado (30), quando a proposta foi enviada sem o pacote de US$ 6 bilhões à Ucrânia, que era rejeitada pelos conservadores.

No fim, a Câmara aprovou o texto por 335 votos a favor e 91 contra. Dentre os deputados que foram contra a legislação, 90 são republicanos e 1 é democrata.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Venezuelano é condenado a prisão perpétua nos EUA por matar jovem
Ibarra encontrou Riley enquanto ela corria no campus da Universidade da Geórgia; Evidências mostram que o venezuelano tentou estuprar a garota
Moraes vai enviar inquérito do golpe para PGR na segunda; denúncia deve ficar para 2025
O ministro não deve retirar o sigilo do relatório final da PF, que indiciou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas
PT pede arquivamento do projeto que anistia condenados do 8 de janeiro
O requerimento argumenta que manter a tramitação do projeto é inoportuno e inconveniente para o processo democrático e a paz nacional
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Ximbinha e Joelma são processados por compositor
Elivandro Cuca processa ex-casal por dívidas de direitos autorais e conteúdos de DVD
Carregando..