Uma operação nos Estados Unidos descobriu a existência de uma delegacia de polícia clandestina dentro de Nova York. Duas pessoas foram presas.
Segundo a Procuradoria dos EUA de Nova York, a estação policial ficava em Chinatown, um bairro com forte presença de imigrantes asiáticos, com restaurantes e lojas temáticos - e não tinha licença para funcionar.
Em nota, a Procuradoria disse que os homens realizavam operações policiais sem qualquer aprovação diplomática prévia para isso.
Dois homens foram presos no local acusados de conspirar a favor do governo chinês. O FBI denunciou também 34 oficiais da polícia nacional da China que, segundo as investigações, estão envolvidas no caso por "repressão transnacional".
Segundo o jornal "The New York Times", agentes do FBI chegaram a revistar o posto policial chinês no fim do ano passado.
China busca ativistas
O Departamento de Justiça dos EUA tem se esforçado para impedir que o governo chinês localize ativistas pró-democracia ou críticos do governo chinês no território americano.
O "posto avançado da polícia" da China até prestava alguns serviços básicos, como ajudar os cidadãos chineses a renovar suas carteiras de motorista chinesas, mas também tinha uma função mais “sinistra”, incluindo ajudar o governo chinês a localizar um ativista pró-democracia de ascendência chinesa que vive na Califórnia.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...