Um deputado republicano de Montana protocolou um projeto de lei na da Câmara dos Representantes do Estado para proibir pessoas que tomaram vacina contra covid-19 ou sofrem de covid longa de doar sangue. A doação de sangue nessas condições se configura como contravenção penal, punível com multa de US$ 500, informa o projeto de lei de Greg Kmetz.
De acordo com o texto, a doação abrange “plasma, produtos sanguíneos, derivados de sangue, tecido humano, órgãos ou ossos contendo proteínas que alteram genes, nanopartículas, proteínas spike de alta contagem de covid-19 longo ou outros isolados introduzidos por vacinas de mRNA ou DNA, quimioterapias de mRNA ou DNA ou outras novas biotecnologias farmacêuticas de mRNA ou DNA”. Nos Estados Unidos, apenas vacinas da Pfizer e da Moderna, com tecnologia de mRNA, foram distribuídas à população.
Kmetz disse que atendeu pedido de seus eleitores, que temem se contaminar com sangue de pessoas vacinadas ou que tiveram covid longa. “Só porque ouvimos essas duas palavras, ‘seguro e eficaz’, mais de um milhão de vezes, isso as torna verdadeiras?”, questionou o deputado em uma audiência sobre o projeto na semana passada. “Essas são as pessoas que estão preocupadas com o nosso suprimento de sangue. Essas são as pessoas que me colocaram neste gabinete. Essas são as pessoas que eu represento.”
Pelo menos dois deputados republicanos de Montana apoiaram a iniciativa de Kmetz. Na audiência pública, diversas pessoas convidadas declararam que amigos e familiares morreram prematuramente como resultado da vacinação. Outros citaram preocupações com um aumento nos casos de miocardite entre adolescentes, problema reconhecido na Europa.
Na mesma audiência, críticos do projeto de lei disseram que a iniciativa poderia diminuir consideravelmente os estoques de sangue e colocar em risco o atendimento a pessoas que precisam de transfusão e outros procedimentos que envolvem sangue e seus derivados.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...