Ex-assessor de Trump é condenado a 4 meses de prisão por desacato

Sentença foi proferida nesta sexta-feira, 21, em Washington
Por: Brado Jornal 21.out.2022 às 14h54
Ex-assessor de Trump é condenado a 4 meses de prisão por desacato
Steve Bannon ao deixar tribunal nesta sexta-feira, 21 | Foto: Reprodução/YouTube

Steve Bannon, ex-assessor e conselheiro da equipe do ex-presidente norte-americano Donald Trump, foi condenado a quatro meses de prisão por desacato ao Congresso dos Estados Unidos. Ele se recusou a cooperar com as investigações de uma comissão parlamentar que apura o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

A sentença foi proferida pelo juiz Carl Nichols, depois de uma audiência em um tribunal federal em Washington nesta sexta-feira, 21. A Bannon também foi aplicada multa de US$ 6,5 mil (R$ 33,7 mil). Ele poderá recorrer em liberdade.

Na segunda-feira 17, os promotores pediram ao juiz que condenasse Bannon a seis meses de prisão, por não fornecer documentos ao Congresso e por se recusar a depor. Os advogados do ex-assessor pediram liberdade condicional.

O promotor J.P. Cooney disse na audiência desta sexta-feira que Bannon escolheu desrespeitar o Congresso. Ele “não está acima da lei, e é isso que torna este caso importante”, afirmou Cooney.

Bannon se recusou a se dirigir ao juiz antes da sentença nesta sexta-feira. Seu advogado, David Schoen, disse que o ex-assessor acatou o conselho de seus advogados para não cumprir uma intimação do Congresso depois que Trump invocou uma previsão legal que protege o sigilo de algumas comunicações da Casa Branca.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia pede prisão preventiva dos 3 suspeitos de matar ex-ator da Globo
Pedido foi divulgado nesta quinta-feira (31), uma semana após vítima ser morta a tiros em Trancoso, destino turístico da Bahia
Carregando..