Comitê da Câmara dos EUA decide intimar Donald Trump

Grupo de parlamentares investiga invasão ao Capitólio
Por: Brado Jornal 14.out.2022 às 13h44
Comitê da Câmara dos EUA decide intimar Donald Trump
Foto: Divulgação

O comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou em votação na quinta-feira 13 uma intimação ao ex-presidente Donald Trump, por causa da invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Trump poderá sofrer acusações criminais caso não cumpra a medida.

A determinação foi decidida em votação: sete membros democratas e dois republicanos votaram por 9 a 0 a favor da intimação do ex-presidente dos EUA. O comitê quer que Trump forneça documentos e um depoimento sob juramento a respeito da invasão. 

“Ele deve ser responsabilizado. Ele deve responder por suas ações. Ele deve responder por aqueles policiais que colocam suas vidas e corpos em risco para defender nossa democracia. Ele deve responder por aqueles milhões de americanos cujos votos ele queria jogar fora como parte de seu esquema para permanecer no poder”, afirmou o presidente da comissão, Bennie Thompson.


Penalidades 

A lei federal norte-americana diz que o descumprimento de uma intimação do Congresso pode ser punida com prisão de um a 12 meses. Se a intimação do comitê for ignorada, o processo poderá ser referenciado ao Departamento de Justiça, que tem autoridade para fazer acusações, através de uma votação do plenário da Câmara.

Steve Bannon, ex-assessor de Trump, deve ser sentenciado na próxima semana, depois de desacatar as acusações do Congresso, por não cumprir uma intimação do comitê. Já Mark Meadow, outro ex-assessor de Donald Trump, não foi acusado pelo Departamento de Justiça, mesmo com a sugestão oferecida pela Câmara.

Os procuradores federais também investigam suposto caso em que Trump teria retirado documentos sigilosos da Casa Branca e levado para sua casa na Flórida, no final de seu mandato. 




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Carregando..