Trump é investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA por invasão do Capitólio, diz jornal

Ex-presidente é acusado de ter influenciado os manifestantes em uma tentativa de reverter o resultado da eleição
Por: Brado Jornal 27.jul.2022 às 16h13
Trump é investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA por invasão do Capitólio, diz jornal
Divulgação

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sendo investigado criminalmente pelo Departamento de Justiça por invasão ao Capitólio, informou uma reportagem do jornal norte-americano Washigton Post. De acordo com os dados inciais o empresário teria influenciado os manifestantes em uma tentativa de reverter o resultado da eleição que consagrou Joe Biden como novo chefe de Estado dos EUA. Segundo a reportagem, registros telefônicos dos principais assessores de Trump foram apreendidos e as conversas examinadas, além de testemunhas estarem sendo questionadas pelas autoridades com objetivo de saber sobre os aliados do ex-presidente que teriam se mobilizado para organizar um esquema de falsos eleitores.

Os investigadores analisam detalhadamente as reuniões conduzidas por Trump, a pressão contra o ex-vice-presidente, Mike Pence, e instruções sobre os falsos eleitores. A apuração vem em um momento em que a comissão da Câmara esclarece o papel de figuras públicas e de civis em um dos maiores ataques a democracia norte-americana. Oito audiências já foram realizadas e nada últimas semanas novos elementos apareceram e outra rodada de intimações, mandada de busca e entrevistas estão sendo realizadas, informa a reportagem do Washigton Post. A equipe de Trump não quis comentar o assunto.

Na de terça-feira, 27, Trump voltou a Washington pela primeira vez desde que deixou o poder em 2021 e, além de se dizer ganhador das últimas eleições presidenciais, deixou aberta a possibilidade de voltar a se candidatar. “Concorri uma vez e ganhei. Depois, concorri uma segunda vez e fui muito melhor. Recebi muitos milhões de votos a mais. Talvez tenhamos de fazer isso novamente”, disse o magnata ao grupo de reflexão conservador America First Policy Institute.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Carregando..