Depois de passar pouco mais de nove meses em expedição pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, o velejador Aleixo Belov, 79 anos, chegou em Salvador neste sábado (12). Junto com sua tripulação, ele percorreu mais de 20 mil milhas náuticas a bordo do veleiro Fraternidade.
O cais em Salvador é o mesmo da usado por Belov para as partidas e chegadas em outras viagens continentais. Ele tem em seu currículo a experiência de quem deu seis voltas ao redor do mundo, sendo que em três ocasiões esteve sozinho na empreitada.
A chegada do velejador foi aberta ao público e contou com a presença de familiares e amigos do velejador e sua tripulação. Estiveram presentes também autoridades da Marinha.
Expedição teve início em fevereiro
A expedição de Aleixo Belov teve início em 5 de fevereiro, quando saiu de Salvador. Sua rota passou por Natal, no Rio Grande do Norte, no litoral brasileiro, e pelo Caribe, Panamá, Havaí, Canadá, Alaska, Groelândia e no arquipélago de Açores, um território autônomo de Portugal, antes de retornar às águas brasileiras.
A viagem contou com desafios como ventos fortes entre Panamá e Havaí, além dos riscos de colisão com os navios de grande porte na passagem pelo canal que liga o Atlântico ao Pacífico, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.
“Tudo tremia (com o vento) e metia medo que os panos não aguentassem e fomos obrigados a apelar para os rizos (redução de vela). Estávamos meio esquecidos desta manobra, mas deu tudo certo. A maior preocupação era com os navios, para evitar que um deles passasse por cima da gente”, relatou o comandante, por meio de nota.
A tripulação de Belov conta com marinheiro, oceanógrafa, fotógrafo, mecânico e engenheiro civil. Ao longo da viagem, alguns desembarcaram e outros tripulantes ingressaram na aventura, como um navegador, um terapeuta e médico.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...