Mais de 500 Mil Paulistas Anularam o Voto para Governador ao Apertar "22" em São Paulo

Número de Jair Bolsonaro, não é o mesmo de Tarcísio de Freitas, seu candidato ao governo de São Paulo é do Republicanos, cujo número na urna é "10", Confusão e campanha de desinformação também pode ter tirado muitos votos de Bolsonaro para presidente
Por: Brado da Redação 18.out.2022 às 15h27 - Atualizado: 18.out.2022 às 15h41
Mais de 500 Mil Paulistas Anularam o Voto para Governador ao Apertar

A eleição para governador de São Paulo registrou 521.015 votos nulos com o número 22, com o qual Jair Bolsonaro concorre à Presidência da República. O PL, partido do presidente da República, não teve candidatura no estado. Tarcísio Gomes de Freitas, candidato de Bolsonaro ao Palácio dos Bandeirantes, concorre pelo partido Republicanos, cujo número de candidatura é 10.

A informação foi divulgada pela Veja, com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Tarcísio já havia dito, na última semana, que suspeitava que eleitores pudessem ter confundido seu número com o do presidente.

Apesar dos erros, os votos anulados não teriam sido suficientes para garantir a vitória do bolsonarista em primeiro turno. O ex-ministro da Infraestrutura terminou à frente de Fernando Haddad (PT) com 9,88 milhões de votos, cerca de 42,3% do total de válidos no primeiro turno. Para ter ganhado no primeiro turno, ele precisaria de cerca de 2 milhões de votos a mais.

Confusão também pode ter tirado votos de Bolsonaro

Ainda não tem informações oficiais sobre o cenário nacional, mas estima-se que se em São Paulo Tarcísio perdeu mais de 500 mil votos com a confusão do número, o presidente Bolsonaro pode ter perdido bem mais nas eleições para presidente, isso ocorre por dois fatores, o primeiro se deve ao fato que nestas eleições Bolsonaro mudou de partido para o PL e portanto o seu número mudou para o "22", nas eleições de 2018 o presidente foi eleito com o número "17" que era do partido PSL, que nestas eleições fez uma fusão com o Democratas para criar o "União Brasil" na fusão o novo partido escolheu o número "44", portando os votos para presidente no número 17 constavam na urna como inexistente e caso o eleitor tenha confirmado o voto foi anulado.



Checadores identificaram a campanha de Fake News da esquerda



O segundo motivo trata-se de um crime eleitoral, isso porque entre os meses de agosto e setembro que antecederam o primeiro turno das eleições, as redes sociais foram inundadas por postagens de perfis de esquerda, robôs detre outros perfis verificados que promoveram uma verdadeira campanha de desinformação induzindo o eleitor de Jair Bolsonaro ao erro, as postagem afirmavam que o número do presidente seria "17", ainda conforme uma pesquisa do BTG/FSB divulgada antes das eleições, 10% dos eleitores de Bolsonaro erraram o seu número e 33% assumiram não saber. Dos que declaram voto no presidente, 45% acertaram o seu código de urna.

Nestas eleições foram apurados 118.229.719 votos válidos, os votos nulos somam 3.487.874, ou 2,82% do total. Já os votos em branco somaram 1.964.779, equivalente a 1,59% do total.

O segundo turno das eleições será realizado em 30 de outubro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Agora: PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado
Venezuelano é condenado a prisão perpétua nos EUA por matar jovem
Ibarra encontrou Riley enquanto ela corria no campus da Universidade da Geórgia; Evidências mostram que o venezuelano tentou estuprar a garota
Ximbinha e Joelma são processados por compositor
Elivandro Cuca processa ex-casal por dívidas de direitos autorais e conteúdos de DVD
Tribunal emite mandado de prisão para Netanyahu e líder do Hamas por crimes de guerra
TPI também emitiu mandado para ex-ministro da Defesa israelense. 124 países signtários do TPI, incluído Brasil, devem cumprir ordem de prisão
Carregando..