Bolsonaro lidera com 45% contra 32% de Lula nos interesse de buscas no Google, confira a porcentagem de cada candidato durante as eleições 2022

Demais candidatos não conseguiram atrair o interesse maciço dos internautas na plataforma, no nordeste Lula lidera as intensões de Busca apenas na Bahia e Ceará
Por: Brado da Redação 02.out.2022 às 05h23 - Atualizado: 02.out.2022 às 05h41
Bolsonaro lidera com 45% contra 32% de Lula nos interesse de buscas no Google, confira a porcentagem de cada candidato durante as eleições 2022

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dominam 86% do interesse de buscas a presidenciáveis no Google desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto deste ano, até esta quinta-feira (29), de acordo com dados do Google Trends. Bolsonaro tenta se reeleger, enquanto Lula pretende voltar ao Palácio do Planalto.

A porcentagem significa que, no período, 86 em cada 100 buscas por um nome de candidato à Presidência foram sobre Bolsonaro ou Lula. Bolsonaro responde por 49% desses interesses, enquanto Lula por 37%.

Os dados apontam que os presidenciáveis da chamada terceira via –alternativa a Bolsonaro e Lula– não conseguiram atrair o interesse maciço dos internautas na plataforma, inclusive para conhecê-los. Juntos, representam 14% do interesse.

Ciro Gomes
 (PDT) conta com 6%; Simone Tebet (MDB), com 4%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 2%; Felipe D`Avila (Novo), com 1%; e Padre Kelmon (PTB) também com 1%.

Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não chegaram a 1% do interesse de buscas no Google.

No início da campanha eleitoral, as equipes dos candidatos da terceira via tinham a expectativa de que as pessoas buscassem conhecer melhor os presidenciáveis mais desconhecidos. Embora Simone Tebet e Soraya Thronicke tenham se tornado mais populares desde agosto, início da propaganda eleitoral, por exemplo, as buscas por ambas não dispararam em momento algum.

Ciro, Simone e Soraya tiveram picos de buscas por seus nomes quando participaram de sabatinas e de debates na televisão, em especial no fim de agosto. No entanto, não houve uma alta constante da procura.

Nenhum candidato da terceira via conseguiu passar os 10% em pesquisas de intenção de voto. A maioria, na verdade, não conseguiu nem chegar aos 5%.

É importante destacar que os dados do Google Trends não representam intenções de voto nem são pesquisas eleitorais.

Estados com mais e com menos buscas

Jair Bolsonaro é o candidato a presidente mais buscado em todos os estados do país. Os estados que mais buscaram por seu nome desde o início da campanha são Acre, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os que menos buscaram seu nome são Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Roraima e Sergipe.

Quanto a Lula, os que mais buscaram por ele são Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco e Tocantins. Os que menos buscaram são Mato Grosso do Sul, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia.

PT domina mais de 50% do interesse por partidos de presidenciáveis

Em relação a buscas por partidos dos presidenciáveis, o Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula, domina o interesse dos internautas no Google, com 54% do total de interesses desde o início da campanha eleitoral, mostra o Google Trends. Ou seja, mais da metade dos internautas que buscaram por um partido de um candidato à Presidência no Google procurou pelo PT.

Em seguida, vem o Partido Liberal (PL) –partido de Bolsonaro– com 18%.

Portanto, PT e PL concentram 72% das buscas por partidos dos candidatos a presidente. Isso significa que, desde o início da campanha eleitoral, 72 em cada 100 pesquisas por partidos dos candidatos a presidente citam PT ou PL.

Em terceiro lugar, vem o Novo com 9%. Os demais partidos dos presidenciáveis atraíram ainda menos interesse de buscas: PDT (7%), MDB (7%), PTB (3%), PSTU (1%), UP (1%), União Brasil (0%), DC (0%) e PCB (0%).

Interesse nos candidatos à Presidência



Quem é o candidato mais buscado em cada estado?

Segundo o Google Trends Eleições o candidato com maior interesse nas últimas 24 Horas é Jair Bolsonaro com 45% contra 32% de Lula



Outro fato curioso é que nos últimos 7 dias as buscas por Bolsonaro estão superando Lula em vários estados, e Lula lidera as intensões de Busca apenas na Bahia e no Ceará, com exceção destes dois estados Bolsonaro é líder absoluto no volume de buscas em todo Brasil, o que mostra que se as intensões de buscas configurar em intensões de votos, Bolsonaro poderá surpreender e ganhar em algum estado do nordeste pela primeira vez, dentre os estados em que Bolsonaro lidera estão Santa Catarina e Roraima, já Lula lidera no Ceará seguido da Bahia que ficou em segundo lugar pelo interesse ao ex-presidente em todo o Brasil.




Fonte: Cnn e Google Trends



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
Carregando..