Bolsonaro lidera com 45% contra 32% de Lula nos interesse de buscas no Google, confira a porcentagem de cada candidato durante as eleições 2022

Demais candidatos não conseguiram atrair o interesse maciço dos internautas na plataforma, no nordeste Lula lidera as intensões de Busca apenas na Bahia e Ceará
Por: Brado da Redação 02.out.2022 às 05h23 - Atualizado: 02.out.2022 às 05h41
Bolsonaro lidera com 45% contra 32% de Lula nos interesse de buscas no Google, confira a porcentagem de cada candidato durante as eleições 2022

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dominam 86% do interesse de buscas a presidenciáveis no Google desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto deste ano, até esta quinta-feira (29), de acordo com dados do Google Trends. Bolsonaro tenta se reeleger, enquanto Lula pretende voltar ao Palácio do Planalto.

A porcentagem significa que, no período, 86 em cada 100 buscas por um nome de candidato à Presidência foram sobre Bolsonaro ou Lula. Bolsonaro responde por 49% desses interesses, enquanto Lula por 37%.

Os dados apontam que os presidenciáveis da chamada terceira via –alternativa a Bolsonaro e Lula– não conseguiram atrair o interesse maciço dos internautas na plataforma, inclusive para conhecê-los. Juntos, representam 14% do interesse.

Ciro Gomes
 (PDT) conta com 6%; Simone Tebet (MDB), com 4%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 2%; Felipe D`Avila (Novo), com 1%; e Padre Kelmon (PTB) também com 1%.

Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não chegaram a 1% do interesse de buscas no Google.

No início da campanha eleitoral, as equipes dos candidatos da terceira via tinham a expectativa de que as pessoas buscassem conhecer melhor os presidenciáveis mais desconhecidos. Embora Simone Tebet e Soraya Thronicke tenham se tornado mais populares desde agosto, início da propaganda eleitoral, por exemplo, as buscas por ambas não dispararam em momento algum.

Ciro, Simone e Soraya tiveram picos de buscas por seus nomes quando participaram de sabatinas e de debates na televisão, em especial no fim de agosto. No entanto, não houve uma alta constante da procura.

Nenhum candidato da terceira via conseguiu passar os 10% em pesquisas de intenção de voto. A maioria, na verdade, não conseguiu nem chegar aos 5%.

É importante destacar que os dados do Google Trends não representam intenções de voto nem são pesquisas eleitorais.

Estados com mais e com menos buscas

Jair Bolsonaro é o candidato a presidente mais buscado em todos os estados do país. Os estados que mais buscaram por seu nome desde o início da campanha são Acre, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os que menos buscaram seu nome são Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Roraima e Sergipe.

Quanto a Lula, os que mais buscaram por ele são Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco e Tocantins. Os que menos buscaram são Mato Grosso do Sul, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia.

PT domina mais de 50% do interesse por partidos de presidenciáveis

Em relação a buscas por partidos dos presidenciáveis, o Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula, domina o interesse dos internautas no Google, com 54% do total de interesses desde o início da campanha eleitoral, mostra o Google Trends. Ou seja, mais da metade dos internautas que buscaram por um partido de um candidato à Presidência no Google procurou pelo PT.

Em seguida, vem o Partido Liberal (PL) –partido de Bolsonaro– com 18%.

Portanto, PT e PL concentram 72% das buscas por partidos dos candidatos a presidente. Isso significa que, desde o início da campanha eleitoral, 72 em cada 100 pesquisas por partidos dos candidatos a presidente citam PT ou PL.

Em terceiro lugar, vem o Novo com 9%. Os demais partidos dos presidenciáveis atraíram ainda menos interesse de buscas: PDT (7%), MDB (7%), PTB (3%), PSTU (1%), UP (1%), União Brasil (0%), DC (0%) e PCB (0%).

Interesse nos candidatos à Presidência



Quem é o candidato mais buscado em cada estado?

Segundo o Google Trends Eleições o candidato com maior interesse nas últimas 24 Horas é Jair Bolsonaro com 45% contra 32% de Lula



Outro fato curioso é que nos últimos 7 dias as buscas por Bolsonaro estão superando Lula em vários estados, e Lula lidera as intensões de Busca apenas na Bahia e no Ceará, com exceção destes dois estados Bolsonaro é líder absoluto no volume de buscas em todo Brasil, o que mostra que se as intensões de buscas configurar em intensões de votos, Bolsonaro poderá surpreender e ganhar em algum estado do nordeste pela primeira vez, dentre os estados em que Bolsonaro lidera estão Santa Catarina e Roraima, já Lula lidera no Ceará seguido da Bahia que ficou em segundo lugar pelo interesse ao ex-presidente em todo o Brasil.




Fonte: Cnn e Google Trends



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF critica presença de governadores em atos pró-anistia com Bolsonaro
Ministros veem contradição e oportunismo político nas manifestações de apoio à anistia do 8 de Janeiro
Elmar Nascimento cobra definição do União Brasil sobre apoio a Lula: “Tem que decidir até o fim do ano”
Deputado baiano defende que partido deixe o governo caso não apoie reeleição e aposta em polarização entre Lula e Bolsonaro em 2026
Lula orienta saída de Juscelino Filho após denúncia por corrupção
Presidente pediu demissão do ministro das Comunicações para que ele se defenda fora do governo
PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula
Declaração de Gilvan da Federal durante sessão na Câmara levou AGU a acionar Polícia Federal e PGR por possível incitação ao crime e ameaça
Moraes diz não ver chance de Bolsonaro reverter inelegibilidade
Ministro do STF afirmou que retorno do ex-presidente ao poder é “impossível” e rejeitou narrativa de perseguição política
Leandro de Jesus celebra aprovação judicial da CPI contra invasões de terra na Bahia
O parlamentar decidiu buscar amparo judicial contra a decisão do líder do Legislativo, argumentando que a CPI trata de questões como segurança pública, uma competência estadual.
Carregando..