Lula e Soraya pedem veto a imagens de Londres em campanha de Bolsonaro

Adversários acionaram o TSE para que o presidente não reproduza compromissos internacionais na propaganda eleitoral
Por: Brado Jornal 19.set.2022 às 15h53
Lula e Soraya pedem veto a imagens de Londres em campanha de Bolsonaro
Foto: Reprodução/Twitter

As campanhas de Lula (PT) e Soraya Thronicke (União Brasil) acionaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que Jair Bolsonaro (PL) não use as imagens da viagem a Londres em seu espaço de propaganda. O presidente brasileiro está na Inglaterra para participar das cerimônias oficiais de luto pela morte da rainha Elizabeth II.

Os advogados do Partido dos Trabalhadores pedem ainda a remoção de vídeos das redes sociais que reproduzam discurso de Bolsonaro em Londres para fins eleitorais. No domingo 18, o presidente se dirigiu a apoiadores durante passagem pela Embaixada do Brasil na capital inglesa.

“Desde sua chegada a Londres, percebe-se que Bolsonaro confunde as figuras de presidente da República com a de candidato à reeleição, sequestrando atos oficiais da República brasileira para fazer campanha eleitoral, o que é absolutamente irregular”, manifestou a coligação de Lula, por meio dos advogados Cristiano Zanin e Angelo Ferraro.

A campanha da senadora Soraya Thronicke (MS) também acionou o TSE contra Bolsonaro. Além de pedido de veto a uso de imagens da viagem, o União Brasil alega suposto abuso de poder econômico e político na ida a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II. A peça pede, caso seja comprovada a acusação, que a Corte estabeleça a inelegibilidade de Bolsonaro e do vice de sua chapa, general Walter Braga Netto.

Antes, a vereadora Erika Hilton (Psol-SP) já havia entrado com pedido no TSE para impedir o presidente de usar imagens de sua viagem a Londres na campanha eleitoral.


Bolsonaro está em agenda oficial

Jair Bolsonaro chegou a Londres no domingo 18, acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para participar do funeral da rainha Elizabeth II. O presidente brasileiro visitou a Câmara Ardente e assinou o Livro de Condolências, como parte do protocolo de funeral da realeza.

Ainda no domingo, Bolsonaro participou de recepção no Palácio de Buckingham junto ao rei Charles III e a outros chefes de Estado. Nesta segunda-feira, 19, participa do funeral da monarca.

A comitiva presidencial inclui ainda o ex-secretário de Comunicação do governo e estrategista da campanha Fabio Wajngarten, além dos filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro. O presidente viaja para Nova Iorque nesta segunda-feira, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL Bahia divulga nota sobre indiciamento de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
O presidente do PL Bahia critica o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros do partido
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Carregando..