A senadora e candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta quarta-feira (14/9) que os apelos pelo "voto útil" feito pelas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) são "um desrespeito à população brasileira".
"A eleição é de dois turnos exatamente por isso, para que no segundo turno a gente faça a eleição, obviamente, dentro dos que forem se apresentar", disse Tebet em coletiva de imprensa em Recife, Pernambuco, onde passa o dia em agenda de campanha. "Estou extremamente otimista que a eleição está indo para a sua reta final e, agora, o eleitor está tendo a oportunidade de nos conhecer, conhecer as nossas propostas", completou.
O apelo pelo voto útil é uma estratégia tanto de Lula quanto de Bolsonaro para tentar abocanhar os votos dos demais candidatos, especialmente de Tebet e de Ciro Gomes (PDT). Os dois candidatos, segundo levantamento Datafolha divulgado em 1º de setembro, têm 5% e 9% das intenções de voto, respectivamente, e cresceram desde agosto.
"É um desrespeito à população brasileira. Numa das eleições, talvez a mais importante, mais difícil desde a redemocratização. Esta é uma eleição que pode definitivamente tirar o Brasil do mapa da fome, da pobreza, da miséria, ou não, a depender da escolha do eleitor", afirmou a presidenciável. Simone Tebet (foto) afirmou, nesta quarta-feira (14), que a estratégia da campanha de Lula de defender o voto útil para vencer Jair Bolsonaro é um “desrespeito” aos eleitores. Em agenda de campanha no Recife, a emedebista disse que o eleitor não pode votar pelo medo, “mas pela esperança e pela certeza”.
“É um desrespeito à população brasileira, numa das eleições, talvez, a mais importante, a mais difícil. Desde a redemocratização, essa é uma eleição que pode, definitivamente, tirar o Brasil do mapa da fome, da pobreza, da miséria, ou não, a depender da escolha do eleitor. Nós queremos que o eleitor não vote pelo medo, mas pela esperança e pela certeza”, disse Tebet.
Na terça-feira (13), o petista admitiu, publicamente, a estratégia pelo voto útil para tentar encerrar a disputa presidencial no primeiro turno.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...