Nesta quinta-feira (25/8) foi realizada no Jornal Nacional da Rede Globo a sabatina com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a entrevista foi mediada pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, ao falar sobre corrupção, Bonner afirmou que o ex-presidente: “Não deve nada à Justiça".
A afirmação ocorreu durante a primeira pergunta ao ex-presidente Lula: "O STF (Supremo Tribunal Federal) lhe deu razão, considerou o juiz Sergio Moro parcial, anulou a condenação do caso do triplex e outras ações por ter considerado a Vara de Curitiba incompetente,", "Portanto, o senhor não deve nada à Justiça”.
A fala do Jornalista acabou causando revolta da população nas redes sociais, sendo utilizada, tanto por eleitores de esquerda para reafirmar uma possível inocência de Lula, quando por membros da direita, por outros candidatos e pelo anti-petismo que indignados reafirmaram que Lula não é inocente e foi, sim, condenado por várias instâncias.
Lula não é inocente e STF jamais afirmou isso
O STF considerou o juiz Sergio Moro parcial, e devolveu os processos para o Ministério Público que por sua vez reconheceu que, com os prazos prescricionais reduzidos pela metade, já que Lula tem mais de 70 anos, os crimes dos quais ele era acusado como: lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, já estariam prescritos quando (e se) um novo julgamento ocorresse. Por isso, o MPF solicitou o arquivamento do processo.
Lula usa Bonner como "Cabo Eleitoral" em sua campanha
A campanha do ex-presidente Lula está utilizando o vídeo do jornalista William Bonner para afirmar que o candidato "Não deve nada à Justiça" em sua campanha eleitoral na internet, o fato foi constatado na manhã deste sábado(27) quando vídeos com o trecho da sabatina começaram a aparecer para pessoas durante o intervalo comercial de vídeos do Yotube.
Segundo informações do portal de transparência do Google o anúncio já atingiu mais de 60 mil pessoas, e durante a campanha o ex-presidente e agora candidato Lula já investiu R$ 1.396.000,00 ( um milhão e trezentos e noventa e seis mil reais ) em vídeos publicitários da campanha.
O ex-presidente Lula também é o candidato que mais utilizou dinheiro do Fundão Eleitoral na campanha, o candidato já recebeu do seu partido PT, mais de R$ 60 milhões de reais, os outros candidatos a presidência utilizaram individualmente no máximo 5 milhões até o momento.
Globo pediu para PT remover a campanha do AR
Depois que o Partido dos Trabalhadores (PT) impulsionou anúncios de publicidade no Google e no YouTube usando imagens da entrevista de Lula no Jornal Nacional, a Globo pediu que o partido retirasse o vídeo de propaganda do ar.
Segundo a Folha de São Paulo, o pedido da emissora se deu porque o PT editou o vídeo, suprimindo uma fala do apresentador William Bonner. A alteração mudou o contexto da conversa, para criar o vídeo, os editores do PT removeram um trecho da pergunta feita por Bonner, quando ele afirma que existiu corrupção na Petrobras. O objetivo seria desvincular a imagem de Lula a casos de corrupção.
Segundo a Folha, o vídeo foi removido pelo PT na noite desta segunda-feira (29).
Fonte: Portal da Transparência Google Eleições
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...