TRE derruba censura ao Datafolha na Bahia

PT havia conseguido na justiça o cancelamento da divulgação da pesquisa, após perceber fracasso do candidato de Lula e o crescimento de Bolsonaro e João Roma
Por: Brado da Redação 25.ago.2022 às 03h22 - Atualizado: 25.ago.2022 às 03h28
TRE derruba censura ao Datafolha na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia revogou nesta quarta-feira (24) a liminar que censurou parcialmente a divulgação de dados da pesquisa do Datafolha no estado, informa a Folha.

A liminar será novamente apreciada pelo TRE; o tribunal disse ao jornal paulistano que se trata de uma questão formal.

Na terça (23), o juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira havia atendido parcialmente a um pedido da coligação do petista Jerônimo Rodrigues (foto), candidato a governador, e censurado o trecho da pesquisa do instituto relativa à disputa pela Presidência, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

O Datafolha afirmou não haver motivo para a censura, que a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que vai recorrer, em outra representação na Justiça Eleitoral, a coligação liderada pelo candidato petista também contestou pesquisa do Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope Inteligência, a pesquisa foi contratada pela TV Bahia, registrada sob número BA-02873/2022, com previsão de divulgação na sexta (26).

Ao justificar o pedido de censura à pesquisa, a coligação liderada por Jerônimo Rodrigues alega que "permitir a divulgação da pesquisa que não expressa a realidade causará prejuízos irreversíveis à lisura eleitoral".

Parte da sondagem que foi divulgada nesta quarta-feira (24) pela Rádio Metropole apontou que o candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera as intenções de votos ao governo da Bahia, com 54%, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, ficou com 16%, e João Roma, com 8%. 

Com a decisão do TRE-BA, os dados da pesquisa para presidente já podem ser divulgados pela rádio Metrópole, contratante da pesquisa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF destrói 132 mil pés de maconha no norte da Bahia em operação até abril
Roças foram localizadas em seis municípios baianos e um no Piauí; três pessoas foram presas em flagrante
Jerônimo Rodrigues afirma que governo federal pagará indenização de R$ 892 milhões à ViaBahia
Governador da Bahia diz estar confiante na saída da concessionária das BRs 324 e 116; valor será pago após aprovação do orçamento de 2025
Capitão Alden ganha força para assumir comando do PL na Bahia
Há cerca de um mês, Alden se reuniu com Jair Bolsonaro para relatar o que classificou como “pífio desempenho” do PL nas urnas
Carregando..