O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia revogou nesta quarta-feira (24) a liminar que censurou parcialmente a divulgação de dados da pesquisa do Datafolha no estado, informa a Folha.
A liminar será novamente apreciada pelo TRE; o tribunal disse ao jornal paulistano que se trata de uma questão formal.
Na terça (23), o juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira havia atendido parcialmente a um pedido da coligação do petista Jerônimo Rodrigues (foto), candidato a governador, e censurado o trecho da pesquisa do instituto relativa à disputa pela Presidência, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.
O Datafolha afirmou não haver motivo para a censura, que a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que vai recorrer, em outra representação na Justiça Eleitoral, a coligação liderada pelo candidato petista também contestou pesquisa do Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope Inteligência, a pesquisa foi contratada pela TV Bahia, registrada sob número BA-02873/2022, com previsão de divulgação na sexta (26).
Ao justificar o pedido de censura à pesquisa, a coligação liderada por Jerônimo Rodrigues alega que "permitir a divulgação da pesquisa que não expressa a realidade causará prejuízos irreversíveis à lisura eleitoral".
Parte da sondagem que foi divulgada nesta quarta-feira (24) pela Rádio Metropole apontou que o candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera as intenções de votos ao governo da Bahia, com 54%, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, ficou com 16%, e João Roma, com 8%.
Com a decisão do TRE-BA, os dados da pesquisa para presidente já podem ser divulgados pela rádio Metrópole, contratante da pesquisa.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...