Tarcísio de Freitas quer plano de carreira para PMs e se diz otimista com chegada no 2º turno

Candidato ao governo de SP afirmou que é preciso atuar na ‘asfixia financeira’ do crime organizado e rebateu críticas sobre não ser natural de São Paulo
Por: Brado Jornal 19.ago.2022 às 13h29
Tarcísio de Freitas quer plano de carreira para PMs e se diz otimista com chegada no 2º turno
Foto: Amanda Perobelli

O ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), candidato ao Governo de São Paulo, defende a construção de um plano de carreira para a Polícia Militar como uma das principais ações para o crescimento da segurança pública em São Paulo. Durante sabatina, ele falou em ações coordenadas com iniciativas do governo federal e defendeu a valorização profissional como o caminho para diminuir o déficit de quase 15 mil agentes. “Essa questão do efetivo é fundamental para que a gente dê condição da polícia fazer o seu trabalho de investigação. E, assim, a gente melhora a percepção de segurança. A gente precisa valorizar as carreiras, porque os salários são baixos e, aí, você não consegue reter os profissionais. Vários Estados já deram passo de migrar para a questão do subsídio e São Paulo ainda não. É ruim assistência de saúde, é ruim a assistência jurídica”, mencionou o ex-ministro, que reforçou: “Há uma falta de proteção do Estado para esses profissionais”. 

“Se a gente valorizar os profissionais de segurança pública e atuar em conjunto com o governo federal, principalmente na questão da inteligência e utilizar monitoramento, a gente vai melhorar a percepção de segurança”, completou, defendendo melhorias nos salários e na assistência médica e jurídica, assim como compartilhamento de polícias, monitoramento de instalações críticas, compartilhamento e atuação conjunta na área de inteligência. Outro ação defendida por Tarcísio para a segurança pública é a “asfixia financeira” do crime organizado, com combate às quadrilhas. O candidato ao Palácio dos Bandeiras menciona, por exemplo, que o Porto de Santos é um “polo exportador de droga e receptador de armas” e defende – mais uma vez – uma cooperação entre governo federal e governo estadual. “Temos que trabalhar de forma harmônica”, acrescentou. Apesar das ideias já estruturadas, Tarcísio Gomes de Freitas reconheceu que ainda não escolheu o nome para a secretaria de Segurança Pública, mas garantiu que a decisão será técnica. “Esse exemplo que o Bolsonaro me deu eu vou seguir na montagem do secretariado no Estado de São Paulo. Isso faz a diferença. Ter o Paulo Guedes como ministro da Economia é um luxo; Tereza Cristina como ministra da Agricultura foi um luxo; Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, outro luxo. Porque são pessoas muito qualificadas”, afirmou.

Segundo pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira, 18, Tarcísio tem 16% das intenções de votos em São Paulo, contra 11% de Rodrigo Garcia (PSDB), que aparece em terceiro lugar, e atrás de Fernando Haddad (PT), que lidera com 38% no Estado. Neste cenário, o ex-ministro enxerga o petista como seu principal oponentes, apesar de outros levantamentos mostrarem um embate com o tucano por uma vaga no segundo turno. “A eleição de São Paulo vai se espelhar em alguma medida a eleição nacional. Acredito que a gente vai ter aqui um candidato do PT e um candidato anti-PT e esse candidato sou eu, né? Que represento aqui em São Paulo o presidente Jair Bolsonaro. Então o meu adversário vai ser o Fernando Haddad”, afirmou. Com 22 pontos percentuais de desvantagem do petista, Tarcísio de Freitas reconhece que o ex-ministro da Educação é mais conhecido no Estado, o que reflete nas pesquisas eleitorais, mas acredita em espaço para avanços. “candidato a presidente, tem conexão com nome do Lula, é um candidato que é conhecido por total população. A gente vai mostrar o nosso trabalho ao longo do tempo. Estou muito otimista com relação a chegada no segundo turno. A pesquisa para mim é uma fotografia de um momento é marca aquele momento específico”, concluiu. O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro, enquanto o segundo turno está marcado para 31 de outubro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Carregando..