Lula discute recriar tratado entre nações da América do Sul com vice-presidente eleita da Colômbia

Francia Márquez se reuniu com o ex-presidente e ex-ministros petistas na última terça-feira; ela também quis conhecer políticas anti-racistas e afirmativas aplicadas no Brasil
Por: Brado Jornal 27.jul.2022 às 13h54
Lula discute recriar tratado entre nações da América do Sul com vice-presidente eleita da Colômbia
Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, em São Paulo na última terça-feira, 26. A conversa entre eles teve foco assuntos como políticas afirmativas e mecanismos de integração da América do Sul. Os dois também discutiram a reabertura das negociações entre a União Europeia e o Mercosul. Lula defende incluir cláusulas no acordo sobre proteção ambiental, direitos humanos e tecnologia. O retorno de um tratado aos moldes da União de Nações Sul-americanas (Unasul) também foi mencionado. O bloco criado em 2008 no governo Lula tinha como objetivo fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre as 12 nações da América do Sul. O encontro com Márquez foi o único compromisso público na agenda de Lula em São Paulo nessa terça.

O ex-chanceler do governo Lula, Celso Amorim, que participou do encontro, afirmou que a volta da Unasul não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade. Também participaram do encontro o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, e a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. A reunião foi extraoficial, já que Francia Márquez só tomará posse no dia 7 de agosto, como vice do ex-guerrilheiro Gustavo Petro. Márquez tem sido porta-voz do governo eleito junto a autoridades internacionais. A vice-presidente eleita da Colômbia também se encontrou com três ex-ministras de governos do PT, Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Eleonora Menicucci, de Políticas para as Mulheres.

Márquez também tinha um encontro marcado com a ex-presidente Dilma Rousseff, mas, de acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Perseu Abramo, o momento foi cancelado por problemas de saúde de Dilma. Ainda de acordo com a assessoria da Fundação, a colombiana quis conhecer políticas anti-racistas e afirmativas do Brasil como a Lei Maria da Penha, Cotas Raciais, Proteção a Mulher e Crianças. Márquez esteve ainda com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e do Movimento Negro antes de deixar a Fundação no início da noite desta terça. Durante sua passagem pelo Brasil, a vice-presidente eleita da Colômbia não tem encontros previstos com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e nem outras autoridades do governo dele.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Carregando..