Alunos da rede municipal participam de avaliação sobre aprendizado

Para as turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, as provas serão de Língua Portuguesa e Matemática, e terão 3h de duração, divididas em dois tempos iguais de 1h30, com um intervalo entre eles
Por: Brado Jornal 12.jul.2023 às 15h59
Alunos da rede municipal participam de avaliação sobre aprendizado
Jefferson Peixoto

No próximo dia 19, os alunos da rede municipal de ensino participam do Programa Salvador Avalia (Prosa). As provas vão avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A estratégia da Secretaria Municipal da Educação (Smed) é parte da implementação de políticas para elevar a qualidade da educação oferecida às crianças e aos jovens soteropolitanos.  

 

Para as turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental, as provas serão de Língua Portuguesa e Matemática, e terão 3h de duração, divididas em dois tempos iguais de 1h30, com um intervalo entre eles. 

 

Já para as turmas de 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, as provas tambeḿ serão de Língua Portuguesa e Matemática, mas com duas horas de duração e sem intervalo. Cada estudante fará sua prova no turno em que está matriculado. Na ocasião, será distribuído lanche antes e depois da avaliação. 

 

A partir dos resultados produzidos pela avaliação, o Município e as unidades escolares terão acesso a um diagnóstico da rede, com a possibilidade de redirecionar e redefinir as políticas e o planejamento educacional, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas, mediante a implementação de estratégias de acompanhamento e apoio às unidades de ensino. 

 

Histórico – O Prosa foi implementado pela Prefeitura em 2013, com o objetivo de realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino. A iniciativa busca avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental em relação às aprendizagens propostas nas diretrizes curriculares, especificamente em Língua Portuguesa e Matemática. 

 

Outro objetivo do Prosa é contribuir com a qualidade, equidade, eficiência do ensino nas unidades escolares de Salvador, produzindo caminhos para que as aprendizagens sejam garantidas. Os critérios do programa partem de uma avaliação externa de larga escala, onde os resultados são gerados a partir das análises da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

 

"As ações pedagógicas vinculadas ao Prosa começam no início do ano letivo, sendo elaborada, já na jornada pedagógica das escolas, junto às estratégias de engajamento, participação e aprendizagem dos estudantes. Diversas atividades são planejadas pelos docentes visando aprimorar os conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, e melhorar o desempenho na avaliação", explica o gerente de Formação e Monitoramento, Nestor Maia. 

 

Cronograma – O cronograma da primeira etapa do Prosa foi iniciado em maio e o final está programado para os meses de agosto e setembro, quando os dados das avaliações serão processados e os resultados divulgados pela Smed, junto ao CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

 

Para a segunda avaliação de 2023, os trabalhos começam em outubro, com o recebimento da base de dados para a aplicação dos testes, e só serão finalizados em fevereiro de 2024 com as oficinas de apropriação dos resultados. 

 

Segundo Nestor Maia, dentre as etapas que compõem o Prosa, pode-se destacar o recebimento da base de dados, montagem dos cadernos de testes, elaboração de material para sensibilização e divulgação na rede municipal de ensino, elaboração de material de treinamento, treinamento para a aplicação, distribuição dos instrumentos nas Gerências Regionais, aplicação dos instrumentos nas escolas, processamento dos dados, disponibilização dos resultados no site e oficinas de apropriação dos resultados. 

 

"O Prosa permite acesso a um diagnóstico da rede municipal de ensino, possibilitando um redirecionamento e redefinição das políticas e planejamento educacional, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. Com isso, será possível pensar em estudantes com níveis de proficiência mais avançados, mais competitivos e propensos a ocupar vagas nas universidades e no mercado de trabalho".  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF encontra dinheiro e joias em cofre de secretário afastado de Belo Horizonte
Bruno Barral foi alvo da Operação Overclean e perdeu o cargo por ordem do STF
Baianos em Brasília são alvo de operação por difamação contra conterrâneos
Grupo criou perfil falso para atacar comerciantes, policiais e políticos de Barra (BA)
Empresário critica Haddad mesmo após contrato milionário com o governo
Jorge Sukarie Neto, dono da Brasoftware, atacou medidas do Ministério da Fazenda, incluindo a taxação de APIs e o fim da desoneração da folha
Universidade aprova cotas para pessoas trans, travestis e não-binárias
Decisão foi unânime; nova reserva de vagas será feita via Enem-Unicamp
José Dirceu fala sobre presença de petistas ligados ao mensalão no partido
Ex-ministro reafirma que nunca deixou a política e ensaia candidatura em 2026
Desaprovação de Lula cresce no Nordeste e atinge 46%, aponta pesquisa
Região ainda mantém maior apoio ao governo, mas tendência é de queda
Carregando..