Os estudantes da Escola Municipal Cosme de Farias tiveram uma tarde muito especial na quinta-feira (27), em visita ao Teatro Vila Velha. A iniciativa faz parte do projeto Pé de Feijão – Arte e Educação, que promove uma programação de artes cênicas para o público infantojuvenil de comunidades periféricas e da rede pública de ensino da cidade, com o objetivo de difundir a cultura do teatro.
As turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos da escola, localizada no bairro de Nazaré, puderam acompanhar a peça "O Barão na Copa das Árvores", inspirada na obra de Ítalo Calvino, que conta a história de Cosme Chuvasco de Rondó, um menino que decide subir nas árvores e nunca mais descer, se transformando em um grande defensor da natureza e do meio ambiente.
Além da história cativante, a peça traz elementos que eram próximos do universo infantil no passado, como brincadeiras e manifestações da cultura popular nordestina, além de trabalhar reflexões importantes sobre as escolhas que fazemos desde a infância, a preservação do meio ambiente e o poder de transformação da realidade através da arte.
Antes das apresentações, os alunos participaram de uma oficina de corpo e movimento, para relaxar e entrar no clima do teatro. De forma lúdica e bem divertida, foram feitas perguntas sobre a realidade, citando problemas ambientais e cuidados com a natureza, temas centrais da peça.
A turma também ouviu explicações sobre como é feito o cenário, tipo da peça (neste caso, um monólogo) e até mesmo como se comportar no ambiente de teatro, frisando a importância do silêncio, tanto para não atrapalhar a plateia e o artista, como para conseguir se concentrar e sentir a arte apresentada.
Primeira vez no teatro
O palco principal do teatro estava cheio de alegria, curiosidade e de alunos, todos com grande expectativa. Dentre os espectadores, deficientes auditivos, que puderam acompanhar a peça através de uma intérprete de libras. A maioria da plateia ressaltou que nunca havia frequentado o teatro em outra oportunidade, comprovando a importância da realização de ações como essa.
“A expectativa está bem alta. O teatro é muito legal e eu estou adorando vir ao teatro pela primeira vez”, comentou Raissa dos Santos Palma, aluna do 5° ano da Cosme de Farias.
Para o vice-diretor da unidade, Claudio Oliveira, a educação e a cultura sempre caminham juntas. “Baseado nisso, a gente está sempre buscando parcerias e instituições culturais que possam ofertar aos nossos alunos algum momento relacionado a atividades culturais. Nessa busca conseguimos contato com o Pé de Feijão e concluímos que seria algo muito enriquecedor para os nossos alunos. Sabemos que a grande maioria nunca frequentou o teatro e que talvez nunca tenham essa oportunidade, então criamos essa temática de levar as crianças até o teatro ou levar o teatro até a nossa escola”, disse
Arte e educação
O educador também discorreu sobre a importância da formação de público cultural. “Para mim é a realização de um sonho. Fui aluno de escola pública e não tive essa oportunidade, e sei que isso faz uma diferença muito grande na vida do estudante. A gente precisa formar público para a cultura do teatro e a escola é esse canal, para que esse contato com a arte aconteça o quanto antes”, concluiu.
O Pé de Feijão – Arte e Educação é um projeto contemplado pelo edital Transformando Energia em Cultura – Neoenergia, por meio da lei estadual Fazcultura. O projeto une educação e ações de acessibilidade às artes para a formação de crianças e jovens de Salvador.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...