A expectativa no mercado financeiro é de uma alta de 1 ponto percentual na Selic durante a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 19 de março de 2025. Com isso, a taxa básica de juros chegaria a 14,25% ao ano, o mesmo patamar observado no final do governo de Dilma Rousseff (PT).
A decisão de aumentar a Selic é parte de uma estratégia do Banco Central para controlar a inflação, um movimento que já está em curso desde o segundo semestre de 2024. A previsão é que o aumento seja confirmado, conforme sinalizado na reunião de janeiro. A alta do juros tem como objetivo desacelerar o consumo e a produção, evitando que os preços subam de maneira acelerada.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, ultrapassou a meta de 4,5% nos 12 meses encerrados em fevereiro de 2025, forçando o Banco Central a manter o aperto na política monetária durante o primeiro semestre de 2025. A meta da autoridade monetária é trazer a inflação de volta para o centro da meta, que é de 3%, com uma margem de tolerância de até 4,5%.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...