A partir desta sexta-feira (28), todas as instituições financeiras devem oferecer obrigatoriamente o Pix por aproximação, ampliando as opções de pagamento digital no Brasil. A funcionalidade permite que os usuários realizem transferências apenas encostando o celular na máquina de cartão, assim como já ocorre com pagamentos via cartão de crédito e débito.
Os clientes poderão vincular o Pix às carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, eliminando a necessidade de abrir o aplicativo bancário para realizar transações. No entanto, por enquanto, apenas a plataforma do Google está autorizada, o que limita o uso da novidade a dispositivos Android. O Banco Central informou que, até o momento, a Apple não solicitou autorização para operar o serviço.
O Pix por aproximação utilizará a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo pagamentos rápidos e seguros. O procedimento será simples:
Inicialmente, o limite padrão será de R$ 500,00 por transação, mas poderá ser ajustado posteriormente pelo próprio usuário.
O Banco Central vinha testando o Pix por aproximação desde o fim de 2024 com bancos como Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Além disso, 12 operadoras de maquininhas, incluindo Cielo, Mercado Pago e PagBank, já firmaram parceria com o Google para viabilizar a nova forma de pagamento.
As operadoras de maquininhas garantem que parte dos seus equipamentos já estará apta a aceitar o Pix por aproximação a partir de hoje, mas o Banco Central recomenda que os clientes consultem seus bancos para verificar a disponibilidade do serviço.
Apesar da novidade, as formas tradicionais de pagamento via Pix — como QR Code e chaves — continuarão disponíveis normalmente.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...