Lula demite presidente da Caixa

Indicado de Lira assumirá banco
Por: Brado Jornal 25.out.2023 às 14h55
Lula demite presidente da Caixa

O presidente Lula demitiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante reunião nesta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto.

O encontro começou por volta das 12h30 e durou cerca de 50 minutos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de parte da conversa, segundo apurou a coluna.

A demissão ocorre após meses de pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de outros líderes do Centrão, que miravam o comando do banco público.

Para a vaga de Rita, Lula decidiu nomear Carlos Antônio Fernandes, indicado por Lira. Ele é funcionário de carreira do banco e já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas.

Em 2012, por exemplo, Fernandes assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional. Na época, a pasta era comandada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado do presidente da Câmara.

Em nota, o Planalto confirmou a demissão e disse que, na reunião, Lula agradeceu o “trabalho” e “dedicação” dela no comando da Caixa Econômica.

“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha”, diz o Planalto em nota.

Segundo a Presidência, Carlos Fernandes assumirá o comando da Caixa, “dando continuidade” ao trabalho do banco na oferta de crédito e na execução de políticas públicas nas áreas sociais, culturais e esportivas.


Exposição aumentou pressão

A pressão do presidente da Câmara sobre Rita Serrano aumentou, nos últimos dias, após a Caixa Cultural promover uma exposição que trazia uma colagem com ataques a Lira.

Na imagem, o deputado do PP é retratado dentro de uma lixeira, ao lado da ex-ministra e atual senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Após a repercussão negativa, a Caixa decidiu cancelar a exposição, que trazia ainda uma ilustração do ex-presidente Jair Bolsonaro defecando na bandeira do Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Lula pede sigilo à Espanha em processo de extradição de Oswaldo Eustáquio
Solicitação ocorre após parecer do Ministério Público espanhol contra envio do bolsonarista ao Brasil; decisão final será tomada por juízes europeus
Elmar Nascimento cobra definição do União Brasil sobre apoio a Lula: “Tem que decidir até o fim do ano”
Deputado baiano defende que partido deixe o governo caso não apoie reeleição e aposta em polarização entre Lula e Bolsonaro em 2026
Haddad critica “falta de honestidade intelectual” em cobranças por ajuste fiscal
Ministro da Fazenda defende gestão econômica e afirma que críticas ignoram esforço do governo
Lula orienta saída de Juscelino Filho após denúncia por corrupção
Presidente pediu demissão do ministro das Comunicações para que ele se defenda fora do governo
Viagem de Lula à Ásia custou mais de R$ 826 mil em diárias
Comitiva de 84 pessoas acompanhou o presidente ao Japão e ao Vietnã; valor final deve ser ainda maior, já que nem todos os gastos foram publicados
PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula
Declaração de Gilvan da Federal durante sessão na Câmara levou AGU a acionar Polícia Federal e PGR por possível incitação ao crime e ameaça
Carregando..