Inflação do aluguel cai 1,84% em maio e surpreende mercado

Com o resultado, o índice acumula queda de 2,58% no ano e de 4,47% em 12 meses, informou a FGV
Por: Brado Jornal 30.mai.2023 às 11h09
Inflação do aluguel cai 1,84% em maio e surpreende mercado

O IGP-M, mais conhecido como inflação do aluguel, caiu 1,84% em maio, após queda de 0,95% em abril. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pela FGV.

Com o resultado, o índice acumula queda de 2,58% no ano e de 4,47% em 12 meses. Em maio de 2022, o indicador havia subido 0,52%.

A deflação foi mais forte que a esperada pelo mercado financeiro, que projetava queda de 1,73% no mês e de 4,38% na comparação ano a ano. Segundo o coordenador dos Índices de Preços do FGV Ibre, André Braz, a queda foi influenciada pela redução dos preços das grandes commodities.

“A deflação registrada no índice ao produtor (-2,72%), a maior de sua série histórica, foi influenciada pela redução dos preços de cinco grandes commodities, que juntas, respondem por aproximadamente 1/4 do peso total do IPA. Entre essas, vale citar o comportamento dos preços do minério de ferro (de -4,41% para -13,26%) e da soja (de -9,34% para -9,40%)”, afirmou André Braz.

Apesar da queda do IPA, Índice de Preços ao Produtor Amplo — um dos componentes do IGP-M, o IPC, Índice de Preços ao Consumidor, avançou 0,48% em maio, e o INCC, Índice Nacional de Custo da Construção, variou 0,40%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Argentina recebe US$ 12 bilhões do FMI e eleva reservas ao maior nível em dois anos
Desembolso representa 60% do total aprovado e impulsiona reservas brutas para US$ 36,8 bilhões em meio à nova política cambial do governo Milei
Conselheiro de Trump sobre Alexandre de Moraes: “Maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental”
Jason Miller, aliado de Trump e fundador da Gettr, voltou a criticar o ministro do STF em publicação nas redes sociais; Moraes foi alvo em 2021 por ordenar sua abordagem pela PF
Carregando..