Segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira(9), a inflação no Brasil subiu 0,53% em janeiro no primeiro mês do governo do presidente Lula, O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula, assim, alta de 5,77% nos 12 meses completados em janeiro, pouco abaixo dos 5,79% registrados no mesmo período imediatamente anterior, indicou o IBGE.
A inflação no primeiro mês do ano foi impulsionada pelo aumento dos preços na categoria de alimentos e bebidas (0,59%) e pelo setor de transportes (0,55%), devido ao aumento de combustíveis como gasolina e etanol.
A inflação e a situação econômica frágil eram as principais preocupações dos brasileiros nas eleições presidenciais, a volta ao poder do líder de esquerda de 77 anos, com uma perspectiva de maiores gastos sociais, tem causado desconfiança no mercado, que teme o descontrole das contas públicas e uma nova disparada da inflação.
Nas últimas semanas, Lula multiplicou as críticas à autoridade monetária brasileira por manter a taxa básica de juros em 13,75%, diante da série de ataques promovidos por Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e à política monetária conduzida pela autarquia nas últimas semanas, cresce no governo a ideia de uma revisão antecipada das metas de inflação do país.
Com o anúncio do IPCA que ficou abaixo do esperado pelo mercado e os rumores de uma revisão da inflação pelo governo Lula, a Ibovespa operou em queda nesta quinta-feira (09) e o dólar fechou nesta quinta-feira (9) em alta, no maior patamar do ano até agora, a moeda norte-americana subiu 1,59% a R$ 5,2783. Na máxima do dia, chegou a R$ 5,2793
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...