Enquanto os trios estiverem agitando nos circuitos, cerca de 1000 profissionais da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão nas ruas trabalhando para garantir a comodidade e segurança viária dos foliões e moradores dos entornos dos circuitos do Carnaval. Aliado à força humana, por mais um ano, a autarquia municipal vai usar da tecnologia para ordenar o fluxo de veículos nas regiões da festa.
O controle de acesso de carros e motos às zonas de restrição de circulação será por meio de radares eletrônicos. Os equipamentos estarão instalados em 15 portais que ficarão nos principais pontos de entrada e saída dos bairros dos circuitos oficiais. Letreiros serão posicionados nos pórticos e vão gerar informações visuais para cada motorista que utilizar a rua indicando se ele tem ou não permissão para transitar. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.
Os instrumentos transmitirão também informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. O sistema também é capaz de avaliar, aliado a outros equipamentos de mobilidade, as condições de tráfego, possibilitando estratégias para mitigar problemas no trânsito em horários específicos.
“Este ano trouxemos uma tecnologia inovadora e desenvolvida com exclusividade para grandes eventos, com o objetivo de garantir um maior controle de acesso de veículos aos circuitos e a segurança dos moradores e foliões. Não conheço outro evento no mundo com esse tipo de tecnologia e nessas dimensões.” afirma Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.
Só poderão passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais, que foram emitidas gratuitamente pela Transalvador. As credenciais para moradores e prestadores de serviço contém a placa do veículo, o que impossibilita a venda irregular desses instrumentos de identificação. Um QR Code auxiliará na identificação do proprietário do veículo e a subzona a qual ele estará credenciado a circular. O uso irregular do adesivo sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, art.299).
A operação especial de Carnaval visa restringir a circulação e o estacionamento de veículos no entorno dos circuitos do Carnaval, ampliando a oferta de vagas nos estacionamentos remotos, visando proporcionar melhorias significativas na mobilidade, inclusive aumentando a velocidade média do transporte coletivo, principalmente nas avenidas Centenário, Anita Garibaldi, Oceânica e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).
No total, a Transalvador vai instalar 111 barreiras fixas e móveis para controlar o fluxo de veículos. Serão usados 18 guinchos, 61 viaturas e 25 motoviaturas atuando na festa. “Agentes e técnicos da Transalvador estão trabalhando nesta operação especial há mais de seis meses. Pensando em diversos detalhes, alterações e estratégias, investimos em ações educativas, para que continuemos manter um trânsito ordenado e que preserve vidas”, explica Decio.
Alterações no trânsito
Em função da folia momesca, o tráfego de veículos na Rua Manoel Barreto, uma das principais ligações entre os bairros da Graça e Barra, vai funcionar em sentido duplo nos dias da folia. A mudança será implantada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) da quinta-feira (16) até a terça-feira (21), último dia de Carnaval, sempre no período das 14h às 5h do dia seguinte.
A medida deve melhorar a fluidez do trânsito na Avenida Centenário e ainda possibilita aos moradores uma nova saída pela Avenida Euclydes da Cunha. Ainda em função da operação especial no trânsito para o Carnaval, a Rua Djalma Ramos terá sentido único, da Avenida Centenário para a Rua Manoel Barreto, também entre os dias 16 e 21 de fevereiro.
Para possibilitar as alterações de fluxo e garantir a fluidez nas vias, será proibido o estacionamento em toda extensão das ruas Manoel Barreto e Djalma Ramos a partir das 14h da quinta-feira (16) até à manhã da quarta-feira de Cinzas (22).
A Transalvador vai implantar sinalizações para orientar os condutores sobre a proibição, bem como sobre as alterações nos sentidos dos fluxos. Agentes e monitores de trânsito estarão no local para melhor orientar moradores e condutores que trafegam pela região.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...