Secretário de Infraestrutura é exonerado após suposto furto em loja da Havan

Conhecido como “Engenheiro Machadão”, Cláudio Machado nega irregularidade e promete acionar a Justiça contra o empresário Luciano Hang por exposição
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 09h07
Secretário de Infraestrutura é exonerado após suposto furto em loja da Havan
Reprodução/TikTok

O secretário de Infraestrutura de Presidente Figueiredo (AM), Cláudio José Ernesto Machado — mais conhecido como “Engenheiro Machadão” — foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (14), após ser flagrado em um vídeo que o mostra supostamente trocando embalagens de produtos para pagar menos em uma loja da Havan, em Manaus.

As imagens, captadas por câmeras de segurança da loja no bairro Flores, foram divulgadas no domingo (13) pelo próprio dono da rede varejista, o empresário Luciano Hang. Em uma publicação nas redes sociais intitulada “Amostradinhos de março”, Hang compartilhou um compilado de ações suspeitas de clientes em suas lojas, incluindo o trecho com o secretário. “Tem cada caso...”, escreveu, insinuando a prática de pequenos furtos.

A repercussão do vídeo gerou pressão imediata, e a Prefeitura de Presidente Figueiredo anunciou a exoneração de Machadão ainda na manhã de segunda.

Negativa e ameaça de ação judicial

Em nota oficial, Cláudio Machado negou qualquer tentativa de furto e classificou a divulgação do vídeo como “exposição vexatória e irresponsável”. Segundo ele, o produto foi devidamente pago, e nenhuma irregularidade foi percebida pela funcionária do caixa no momento da compra.

“Durante todo o percurso, não fui abordado por nenhum funcionário. Logo, não posso ser acusado de criminoso. Já estou buscando na Justiça que as medidas cabíveis sejam tomadas”, afirmou o ex-secretário.

Machado também afirmou que pretende responsabilizar judicialmente a Havan e seu proprietário pela exposição pública. “O que foi comprado foi pago. A funcionária do caixa não observou nenhuma violação na embalagem, caso contrário eu teria sido indagado.”

Trajetória no serviço público

Natural de Manaus, Engenheiro Machadão tem longa atuação na esfera pública. Já integrou os quadros dos Correios, do Exército e da Marinha do Brasil. Em 2022, concorreu ao cargo de vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada por Carol Braz (PDT).

A exoneração ocorre em meio à polêmica e promete ganhar novos capítulos com o avanço do processo judicial prometido por Machado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Nikolas Ferreira quer ouvir ex-assessor de Moraes na Câmara após indiciamento por vazamento de informações sigilosas
Eduardo Tagliaferro, ex-assessor no TSE, foi indiciado pela PF por violação de sigilo funcional; deputado alega "possíveis abusos de autoridade"
Danilo Gentili se pronuncia sobre denúncia de estupro
Apresentador revelou conversas com Juliana e disse ter incentivado denúncia ao SBT e à Justiça após o caso ocorrido em 2016
Carregando..