Defesa de Filipe Martins diz que EUA reconheceram fraude em registro de entrada no país

Ex-assessor de Bolsonaro busca provar alteração indevida em documento migratório; caso pode implicar agente do governo norte-americano e gerar sanções internacionais
Por: Brado Jornal 14.abr.2025 às 10h42
Defesa de Filipe Martins diz que EUA reconheceram fraude em registro de entrada no país
Reprodução/Redes Sociais

O advogado Ricardo Fernandes, que representa o ex-assessor internacional da Presidência Filipe Martins, afirmou que o governo dos Estados Unidos reconheceu, durante audiência realizada na última quarta-feira (9), a existência de fraude no registro de entrada de Martins em território norte-americano em 30 de dezembro de 2022. A declaração foi dada ao Poder360.

Segundo Fernandes, a admissão partiu de uma advogada que representa o governo dos EUA no processo movido por Martins na Justiça norte-americana. A ação tem como objetivo esclarecer quem, quando e de que forma inseriu o nome do ex-assessor no sistema oficial de imigração (I-94). O juiz responsável autorizou a fase de produção de provas. A defesa afirma já possuir evidências concretas, incluindo a identificação de um agente da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) supostamente envolvido na adulteração.

Martins, que foi indiciado pela Polícia Federal brasileira por tentativa de golpe de Estado, busca comprovar que não deixou o Brasil no período investigado. A acusação da PF se baseou, entre outras coisas, em arquivos obtidos no computador do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid — documentos considerados não oficiais pela própria defesa.

O advogado Ricardo Fernandes aponta coincidências que levantam suspeitas. Ele afirma que até abril de 2024 não havia qualquer registro de entrada de Filipe Martins nos EUA. Pouco depois, entre 20 de abril e 1º de maio, uma comitiva da Polícia Federal esteve nos Estados Unidos para investigar a falsificação de cartões de vacina ligados a Bolsonaro. Coincidentemente, afirma, surgiu o registro de entrada atribuído a Martins.

Fernandes também destaca que o nome do ex-assessor é tratado como “Felipe”, com "e", em diversas partes do relatório da PF — o que, segundo ele, pode indicar um erro proposital ou tentativa de associá-lo à viagem de maneira indevida.

A defesa trabalha com a hipótese de que tenha havido um mandante para a adulteração do registro migratório. Fernandes advertiu ainda sobre possíveis repercussões legais para brasileiros que possam ter colaborado com o ato. Entre as consequências, citou prisão ao ingressar nos EUA, cancelamento de vistos, restrições familiares, sanções econômicas com base na Lei Magnitsky e até prejuízos diplomáticos para o Brasil.

“Esse caso é muito sensível. Não é apenas sobre o Filipe. Há congressistas norte-americanos profundamente interessados porque isso expõe fragilidades do sistema migratório dos EUA e levanta a possibilidade de interferência externa em dados de segurança nacional”, afirmou Fernandes.

A Polícia Federal chegou a justificar a prisão preventiva de Martins com base na ausência de registros oficiais de saída do Brasil no fim de 2022. No entanto, a defesa apresentou provas de que ele embarcou em um voo da Latam para Curitiba em 31 de dezembro de 2022, o que foi confirmado pela companhia aérea após solicitação do ministro Alexandre de Moraes.

Dados de geolocalização de celular também corroboraram que Filipe estava em território brasileiro na virada do ano. Mesmo assim, Moraes negou o acesso irrestrito à geolocalização completa, o que poderia reforçar ainda mais a tese da defesa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Advogado é preso após espancar mulher em apartamento em Maceió; crime foi flagrado por câmeras
João Neto foi preso na noite desta segunda-feira (14) após ser identificado em vídeo agredindo brutalmente uma mulher dentro de seu apartamento
Bruno Henrique é indiciado pela PF por fraude esportiva ligada a esquema de apostas
Atacante do Flamengo é acusado de combinar recebimento de cartão amarelo em troca de aposta; mensagens com o irmão embasam investigação
Lídice da Mata defende candidata investigada por fraude à cota de gênero em Lauro de Freitas
De acordo com a denúncia, a candidata teria sido incluída na chapa apenas para cumprir a exigência legal de 30% de participação feminina
Voepass anuncia demissão em massa após suspensão de operações pela Anac
Presidente da companhia aérea admite fragilidade financeira e diz que cortes são “dolorosos, mas necessários” para garantir a sobrevivência da empresa
China troca negociador comercial em meio à escalada tarifária com os EUA
Em resposta às crescentes tensões com Washington, Pequim nomeia novo emissário para comandar tratativas em cenário marcado por tarifas recordes e impasse diplomático
Empresas precisarão negociar com sindicatos para trabalho em feriados e domingos a partir de julho
Mudanças na Portaria nº 3.665/2023 visam garantir compensações justas aos trabalhadores; regras entram em vigor no dia 1º de julho
Carregando..