A expansão do Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do Brasil, tem gerado grande preocupação às autoridades, especialmente no Rio de Janeiro. Em resposta, a Secretaria Estadual de Segurança Pública tem buscado apoio de órgãos internacionais para intensificar o combate à facção, segundo informações do jornal Extra, que teve acesso a documentos exclusivos.
A principal ação envolve negociações entre o governo do estado e os Estados Unidos para firmar um acordo de cooperação no combate ao Comando Vermelho. A proposta é reconhecer a facção como uma organização criminosa internacional, o que permitiria uma colaboração mais estreita entre os dois países no enfrentamento do grupo.
O Serviço de Segurança Diplomática (DSS), ligado ao Departamento de Estado dos EUA, tem intermediado as negociações entre o governo fluminense e o Consulado americano no Rio desde junho de 2024. As autoridades do estado argumentam que o Comando Vermelho tem recrutado membros nos Estados Unidos e que criminosos ligados a cartéis da América do Sul estão enviando drogas para o país norte-americano.
Diante disso, o governo do Rio solicitou que os principais membros do CV sejam incluídos em alertas no sistema de imigração dos EUA, dificultando sua entrada no território americano. Além disso, foi elaborada uma minuta de um memorando de entendimento entre o Departamento de Estado dos EUA e a Secretaria de Segurança Pública do Rio, com previsão de validade de quatro anos, a ser revisada anualmente.
O acordo busca reforçar a cooperação entre as autoridades brasileiras e americanas em investigações sobre uma série de crimes, incluindo terrorismo, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de pessoas. Caso o Comando Vermelho seja oficialmente reconhecido como uma Organização Criminosa Transnacional (TCO), agências como a Drug Enforcement Administration (DEA) e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) poderão atuar diretamente contra seus membros.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...