Um Airbus A320 da Azul precisou declarar emergência por baixo nível de combustível na tarde desta quarta-feira (19) após não conseguir pousar em dois aeroportos devido ao mau tempo. O voo AD4781, que decolou de Viracopos, em Campinas, às 13h23, tentou aterrissar em São Luís (MA) e, em seguida, em Teresina (PI), mas foi impedido pelas condições climáticas adversas.
Com chuva intensa, trovoadas e ventos superiores a 35 km/h nas duas cidades, a aeronave foi desviada para Parnaíba (PI), onde conseguiu pousar em segurança às 17h49. Durante a comunicação com o controle de tráfego aéreo de Teresina, o piloto declarou “mayday fuel”, código utilizado para situações de emergência relacionadas ao baixo nível de combustível.
De acordo com normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um avião deve ter combustível suficiente para percorrer sua rota principal, seguir para um aeroporto alternativo e ainda manter reserva para pelo menos 30 minutos de voo.
Após o pouso de segurança em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e prosseguiu para São Luís, seu destino original, onde os passageiros desembarcaram sem incidentes.
A companhia aérea Azul afirmou que a mudança de rota foi necessária devido às condições meteorológicas e garantiu que todas as medidas de segurança foram adotadas. Em nota, a empresa reforçou que “ações como essas são essenciais para garantir a segurança das operações, valor primordial para a companhia”.
Os passageiros impactados receberam assistência conforme prevê a Resolução 400 da Anac.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...