Uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna Citation CJ1, prefixo PR-GFS, explodiu após sair da pista em Ubatuba, no litoral paulista, na manhã desta quinta-feira (9). Havia cinco ocupantes a bordo no momento do acidente: quatro passageiros e o piloto, que veio a óbito.
Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba chegou a confirmar duas mortes, mas reviu a informação momentos depois. Até agora, apenas o falecimento do piloto foi confirmado oficialmente. O profissional foi identificado como Paulo Seghetto, natural de Goiânia.
Dinâmica do acidente
O piloto perdeu a vida preso às ferragens, enquanto os quatro passageiros, sendo dois adultos e duas crianças, foram resgatados com vida. Uma pessoa que transitava pelo local no momento do acidente sofreu um entorse no tornozelo e precisou de atendimento médico. As cinco vítimas foram encaminhadas à Santa Casa de Ubatuba.
A aeronave pertence à família Fries. Segundo o Aeroporto Municipal de Mineiros, estavam a bordo a empresária Mireylle Fries, seu marido e os dois filhos do casal. A mãe das crianças passou por cirurgia de emergência, enquanto os filhos serão transferidos para o Hospital Regional de Caraguatatuba, conforme atualização dada pela prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, em entrevista à CNN.
O acidente ocorreu na praia do Cruzeiro, próxima ao Aeroporto Estadual de Ubatuba, durante uma tentativa de pouso. O voo havia partido do Aeroporto Municipal de Mineiros (SWME), em Goiás, segundo a Rede VOA, concessionária responsável pelo terminal de Ubatuba.
Uma câmera de segurança capturou o momento em que a aeronave ultrapassou a pista em alta velocidade e explodiu. O acidente aconteceu sob chuva intensa, e a pista estava molhada no momento. Após o pouso malsucedido, o avião atravessou o alambrado da cabeceira 09 e parou no mar. Ubatuba foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no estado nas últimas 24 horas, registrando 100 milímetros de precipitação, segundo a Defesa Civil de São Paulo.
Características da aeronave
A aeronave, modelo Cessna Citation CJ1, prefixo PR-GFS, foi fabricada em 2008 pela Cessna Aircraft e tinha capacidade para transportar até oito pessoas. Estava registrada em nome de uma família de produtores rurais de Goiás. O UOL tenta contato com os proprietários.
Investigação em andamento
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investiga as causas do acidente. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio de nota, que foi acionada e enviou equipes de investigação ao local.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...