Após 5 meses fechado, aeroporto de Porto Alegre reabre nesta segunda-feira

Principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul esteve fechado desde maio por causa das fortes chuvas que atingiram o Estado
Por: Brado Jornal 21.out.2024 às 08h27
Após 5 meses fechado, aeroporto de Porto Alegre reabre nesta segunda-feira

Após mais de cinco meses, o Aeroporto Salgado Filho volta a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21). Com embarques e desembarques de aeronaves cancelados desde 3 de maio no local, a estimativa é de que 71 operações passem pelo terminal no primeiro dia de retomada, com previsão de movimentação de 9 mil passageiros, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos.

A retomada dos embarques e desembarques de aeronaves é possível com a finalização de mais uma fase da recuperação da pista e do terminal do Salgado Filho. As obras envolveram, segundo a Fraport, a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros da pista de pousos e decolagens e de faixas de taxiamento.

Também foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia, além de concluída a recuperação dos sistemas de elevadores, escadas rolantes e de restituição de bagagem do aeroporto.

De acordo com a Fraport, concessionária do terminal aeroportuário, a capacidade total atual é de receber até 128 frequências domésticas diariamente, com cerca de 12 operações por hora, entre 8h e 22h.

Desde 27 de maio, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, passou a ser uma rota alternativa na Grande Porto Alegre ao receber o primeiro voo comercial da história da unidade. O local passou a ser um dos nove aeródromos do estado escolhidos para absorver as operações anteriormente realizadas em Porto Alegre.

As operações comerciais na unidade foram realizadas pelas companhias Azul, Gol e Latam e, com a instalação de novos equipamentos na Base Aérea, voos noturnos passaram a ser realizados apenas a partir de 30 de junho.

O primeiro voo comercial a desembarcar na pista do Salgado Filho é uma aeronave da companhia Azul vinda do aeroporto de Viracopos, em Campinas. A previsão é de que o voo aterrisse em solo gaúcho às 8h10. O primeiro embarque está previsto para as 8h50 e terá como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na sexta-feira (18), aeronave trazendo membros do governo federal desembarcou no trecho liberado da pista.

A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Empresas precisarão negociar com sindicatos para trabalho em feriados e domingos a partir de julho
Mudanças na Portaria nº 3.665/2023 visam garantir compensações justas aos trabalhadores; regras entram em vigor no dia 1º de julho
Bolsonaro se recupera após cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal
Ex-presidente foi submetido a procedimento de grande porte para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal, decorrente de complicações da facada sofrida em 2018
Júlio Lancellotti processa vereadora por calúnia e difamação
Religioso busca R$ 30 mil em indenização após declarações sobre seu trabalho com moradores de rua
Defesa de Filipe Martins diz que EUA reconheceram fraude em registro de entrada no país
Ex-assessor de Bolsonaro busca provar alteração indevida em documento migratório; caso pode implicar agente do governo norte-americano e gerar sanções internacionais
Presidente do UFC confirma retorno do UFC ao Brasil em 2025
Presidente do Ultimate revelou planos para novo evento no país durante coletiva após o UFC 314, em Miami
Receita Federal apreende R$ 1 milhão em canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto do Recife
Passageiro vindo do Reino Unido transportava 389 unidades do remédio de forma irregular; importação sem autorização da Anvisa viola legislação sanitária
Carregando..