Jornalistas da “EBC” entram em greve

Ação é resposta a plano que cria uma tabela salarial 12% menor para os profissionais da categoria na estatal
Por: Brado Jornal 25.set.2024 às 09h05
 Jornalistas da “EBC” entram em greve

Jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26). A greve deve afetar a TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio Nacional e a Rádio MEC. Ainda, veículos como Canal Gov, Agência Gov, a Voz do Brasil, entre outros.

Conforme os sindicatos de jornalistas do Distrito Federal, de São Paulo e do Rio de Janeiro, o movimento é uma resposta à imposição de um novo PCR (Plano de Cargos e Remunerações). Esse plano, disseram as organizações, cria uma tabela salarial 12% menor para jornalistas, em relação a outros cargos de nível superior da estatal, “desfazendo a isonomia atualmente existente”. 

Os jornalistas da EBC pedem que as tabelas salariais de nível superior sejam unificadas.

“Concebida de forma discriminatória, a nova tabela salarial proposta pela direção da ‘EBC’ se baseia na mentalidade de salário-hora, inexistente em outras empresas públicas e privadas, como forma de burlar a legislação que define a jornada específica de jornalistas”, disseram os sindicatos.

Essa é a 2ª greve dos jornalistas da EBC neste mês. “Na 1ª semana de setembro, 95% dos jornalistas da ‘EBC’ aderiram à histórica paralisação de 48 horas, nos dias 3 e 4, em resposta à intransigência direção da empresa, que não quis sequer discutir cenários alternativos para a proposta, tornada pública há apenas cerca de 2 meses”, declararam as organizações.

Segundo os sindicatos, a situação foi discutida com representantes da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais), vinculada ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação).

“Em todas as ocasiões, foi colocado que não é interesse dos jornalistas enterrar o PCR ou protelar indefinidamente sua aplicação, mas corrigir as distorções e a burla à CLT presentes na proposta”, disseram os sindicatos.

Eles completaram: “Defendemos a isonomia salarial e a extensão dos direitos já conquistados pelas outras categorias a todas aquelas que ficaram para trás, não só os jornalistas, incluindo, por exemplo, categorias de nível superior como produtores executivos, entre outras, que reúnem centenas de empregados e também estão sendo prejudicadas”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Acabou a baixaria com dinheiro público: Bruno Reis sanciona lei que proíbe contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual
A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no fim de 2024.
Temer defende reavaliação de penas do 8 de Janeiro pelo STF como alternativa à anistia
Ex-presidente sugere que Suprema Corte revise condenações para evitar confronto entre Poderes e pacificar o país
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Boulos aciona MP contra Prefeitura de SP por morte de ambulante senegalês em operação policial
Deputado pede apuração de responsabilidades da gestão Ricardo Nunes após assassinato de Ngagne Mbaye durante Operação Delegada
Rui Costa ironiza relação de caciques do União Brasil com o "Rei do Lixo" e nega perseguição política
Ministro da Casa Civil rebate críticas e diz que operação Overclean atinge aliados de ACM Neto, investigados por contratos bilionários com empresário acusado de desvio de R$ 1,4 bilhão
Papa Francisco não celebrará missa de Páscoa devido a problemas de saúde
Após grave crise respiratória, pontífice delega celebrações da Semana Santa a cardeais do Vaticano; cardeal Angelo Comastri presidirá missa do Domingo de Páscoa
Carregando..