Anatel diz que X 'demonstra intenção deliberada em descumprir decisões do STF'

Por: Brado Jornal 19.set.2024 às 10h35
Anatel diz que X 'demonstra intenção deliberada em descumprir decisões do STF'

Na manhã desta quinta-feira (19), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que constatou que a rede social X estava acessível a usuários em desrespeito à decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF).

E que isso, de acordo com a Anatel, “demonstra intenção deliberada de descumprir” a determinação do Supremo.

A Anatel divulgou uma nota sobre o assunto depois de usuários da rede social relatarem na quarta-feira (18) terem conseguido acessar a plataforma, mesmo sem o uso do VPN.

O X está bloqueado no Brasil desde o fim de agosto após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes. Após atualização, X volta a funcionar e a Anatel emitiu uma nova ordem para bloquear plataforma.

A empresa de Elon Musk transferiu seus servidores para dificultar o bloqueio imposto pelas operadoras de internet, o que possibilitou a alguns usuários acessar e publicar na rede social.

A companhia informou que a mudança foi necessária porque a infraestrutura de fornecimento de serviços na América Latina tornou-se inacessível para sua equipe devido ao bloqueio no Brasil.

Segundo a companhia, a alteração causou uma “restauração involuntária e temporária do serviço para usuários brasileiros”.


CONFIRA A NOTA DA ANATEL:

“A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que, ao longo do dia 18/9, constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Carregando..