Subiu para 48 neste domingo (25.ago.2024) o número de cidades em alerta máximo para incêndio no Estado de São Paulo. Já os municípios com focos ativos caiu para 6.
Os dados são do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil. As rodovias que estavam interditadas por conta da fumaça foram liberadas.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou neste domingo (25.ago) que há forte suspeita de ação intencional nos incêndios registrados em São Paulo. Negou haver falha do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na prevenção das queimadas.
“Diferentemente do desmatamento, você não fica com um agente dentro da tua fazenda ou da tua casa para ver se ele vai botar fogo. Portanto, não pode dizer que foi uma falha porque as campanhas de conscientização, todos os processos vêm sendo feitos, por isso, as investigações para saber se tem uma ação intencional no caso de São Paulo. Nos outros casos têm fortes suspeitas, sim, de ação intencional. Em São Paulo também, por isso que está sendo investigado”, declarou Marina.
A ministra afirmou que a PF (Polícia Federal) abriu 31 inquéritos para investigar as queimadas na Amazônia, no Pantanal (29 inquéritos) e no Estado de São Paulo (2 inquéritos).
“Tem uma situação atípica. Você começa a ter, em uma semana, praticamente em 2 dias, vários municípios queimando ao mesmo tempo. Isso não faz parte da nossa curva de experiência”, disse Marina.
A ministra e Lula visitaram a sede do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais), em Brasília. O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) acompanhou.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...