Felipe Neto vira sócio de portal de notícias progressista

Plataforma simpatizante de ideias de extrema-esquerda e do empresário Eduardo Moreira se descreve como “humanista” e diz querer “disputar com mídia corporativa”
Por: Brado Jornal 24.jul.2024 às 09h03
Felipe Neto vira sócio de portal de notícias progressista
Reprodução/Instagram

O influenciador e youtuber Felipe Neto, 36 anos, anunciou nesta terça-feira (23) que é o novo sócio do ICL (Instituto Conhecimento Liberta). A empresa é um projeto do empresário e ex-banqueiro Eduardo Moreira, 48 anos, e tem um site de notícias diárias, o ICL Notícias. A plataforma é descrita como um “canal de comunicação humanista e progressista” pelo fundador.

“Quero usar de toda capacidade de influência que eu tenho para fazer com que o ICL vire um lugar que as pessoas vão confiar e não vão se deixar levar por uma mídia que, hoje, é controlada fundamentalmente pelo mercado financeiro”, disse Felipe Neto durante o anúncio da sociedade.

Com a entrada, o influenciador ocupará o conselho do ICL ao lado de Eduardo Moreira e Rafael Donatiello, sócios fundadores da empresa. De acordo com Moreira, a chegada de Felipe Neto ajudará a plataforma de notícias “a dar o próximo passo para disputar com a mídia corporativa no Brasil”.

A linha editorial do ICL Notícias, especialmente em seu canal no YouTube, tem um viés crítico atrelado ao campo da esquerda no espectro político. Os principais jornalistas do site demonstram simpatia com pautas identitárias e alguns apoiam ou apoiaram publicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Todos fazem críticas constantes ao ex-chefe do Executivo federal Jair Bolsonaro (PL).


Eis alguns nomes da equipe:

  • Xico Sá, colunista e apresentador – declarou apoio a Lula nas eleições de 2022;
  • Chico Pinheiro, apresentador – declarou apoio a Lula nas eleições de 2022 e já participou de ato em favor do presidente;
  • Juliana Dal Piva, colunista – realizou uma série de reportagens sobre o patrimônio político e financeiro de Bolsonaro;
  • Guga Noblat, analista – critica constantemente Bolsonaro e políticos de direita;
  • Juca Kfouri, analista – alinhado a pautas de esquerda, declarou apoio a Lula em 2022 e é crítico constante de Bolsonaro;
  • Leandro Demori, analista – esteve à frente da Vaza Jato, série de reportagens críticas à operação Lava Jato, quando era repórter do Intercept Brasil. É também jornalista da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), do governo federal;
  • Luis Nassif, analista – declarou apoio a Lula nas eleições de 2022;
  • Cristina Serra, analista – declarou apoio a Lula nas eleições de 2022 e é crítica constante de Bolsonaro.


O ICL Notícias foi lançado em maio de 2022 como canal no YouTube. Em outubro de 2023, foi ao ar o portal de notícias. A plataforma se declara como o “maior canal de jornalismo independente do YouTube brasileiro”. Não requer qualquer tipo de pagamento ou assinatura para o acesso. Também não recebe apoio de patrocinadores.

Segundo Eduardo Moreira, o portal e o canal de notícias são mantidos pelo ICL e por outros cursos de educação financeira realizados por ele. A empresa, por sua vez, apesar do nome, não tem natureza jurídica de instituto. É uma plataforma educacional fundada como sociedade em 2020 por Moreira e Donatiello, com fins de lucro. A finalidade social da empresa é ser uma editora e livraria.


O carro-chefe do ICL são os cursos diversos oferecidos em planos de assinatura. Dentre os professores, estão nomes ligados à esquerda. Alguns deles são:

  • Noam Chomsky, filósofo e ativista político;
  • Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República;
  • Leonardo Boff, teólogo ligado ao movimento da teologia da libertação e com histórico de proximidade ao PT e a Luiz Inácio Lula Silva;
  • João Pedro Stédile, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).


Os cursos podem ser comprados em planos a partir de R$ 47 mensais. De acordo com o ICL, há 75.000 pagantes atualmente em cerca de 70 países. O dinheiro da venda dos planos mantém o site de notícias.

Em vídeo de maio de 2023, Eduardo Moreira falou sobre o financiamento do portal: “Eu e Rafael, meu sócio, colocamos dinheiro inicial e as mensalidades fizeram o ICL se sustentar. Começou a faltar grana, eu peguei os cursos de economia que eu dou e derramei todo o resultado para dentro do bolo”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..