Chuvas RS: saiba como ajudar

O temporal atingiu 154 municípios gaúchos, afetando cerca de 70.000 pessoas; segundo o governador, 29 pessoas morreram
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 09h25
Chuvas RS: saiba como ajudar
Marinha do Brasil/Agência Brasil

As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o último domingo (28) tem preocupado moradores e autoridades locais, que se mobilizam para ajudar as mais de 70.000 pessoas afetadas. O governo gaúcho reativou a conta “SOS Rio Grande do Sul” para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas.

O temporal afetou 154 municípios gaúchos, além de colocar em alerta para o risco de colapso das barragens da região. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), até o momento foram registradas 29 mortes e 60 desaparecimentos, além de mais de 15.000 pessoas desalojadas.

Entidades da sociedade civil, que podem atuar no envio de mantimentos para os afetados pela chuva, também reúnem doações. O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações, leia abaixo:


Centro Logístico da Defesa Civil Estadual:

Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre;

Telefone: (51) 3210 4255.


“SOS Rio Grande do Sul”: 

PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38;

Instituição: Banrisul


CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

Na quarta-feira (1º), o governador do Estado decretou estado de calamidade pública e disse que esse pode ser o “maior desastre da história” da região em termo de perdas materiais. O governo federal reconheceu a situação nesta 5ª feira (2.mai).

Também nesta quinta-feira (2), o governador gaúcho publicou um vídeo em seu perfil no Instagram sobre o vazamento da barragem 14 de julho, que colapsou (assista aqui). Ele disse que o efeito do rompimento não causará uma “enxurrada” sobre os municípios, mas que a água subirá às margens de municípios próximos.

Leite orientou a população a procurar pontos mais elevados no curso do rio e deixar suas casas caso esteja em áreas de risco de inundação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Capitão Alden é o único deputado federal do PL na Bahia alinhado ao bolsonarismo
Parlamentar mantém posicionamento ideológico próximo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, diferentemente dos outros nomes da legenda no estado
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
"Rússia acusa Ucrânia de violar cessar-fogo de Páscoa com mais de mil ataques"
Os ataques, segundo as autoridades russas, atingiram principalmente as regiões de Belgorod, Kursk e Bryansk, resultando em mortes, feridos entre civis e danos a estruturas não militares.
Carregando..