Chuvas RS: saiba como ajudar

O temporal atingiu 154 municípios gaúchos, afetando cerca de 70.000 pessoas; segundo o governador, 29 pessoas morreram
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 09h25
Chuvas RS: saiba como ajudar
Marinha do Brasil/Agência Brasil

As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde o último domingo (28) tem preocupado moradores e autoridades locais, que se mobilizam para ajudar as mais de 70.000 pessoas afetadas. O governo gaúcho reativou a conta “SOS Rio Grande do Sul” para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas.

O temporal afetou 154 municípios gaúchos, além de colocar em alerta para o risco de colapso das barragens da região. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), até o momento foram registradas 29 mortes e 60 desaparecimentos, além de mais de 15.000 pessoas desalojadas.

Entidades da sociedade civil, que podem atuar no envio de mantimentos para os afetados pela chuva, também reúnem doações. O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações, leia abaixo:


Centro Logístico da Defesa Civil Estadual:

Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre;

Telefone: (51) 3210 4255.


“SOS Rio Grande do Sul”: 

PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38;

Instituição: Banrisul


CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

Na quarta-feira (1º), o governador do Estado decretou estado de calamidade pública e disse que esse pode ser o “maior desastre da história” da região em termo de perdas materiais. O governo federal reconheceu a situação nesta 5ª feira (2.mai).

Também nesta quinta-feira (2), o governador gaúcho publicou um vídeo em seu perfil no Instagram sobre o vazamento da barragem 14 de julho, que colapsou (assista aqui). Ele disse que o efeito do rompimento não causará uma “enxurrada” sobre os municípios, mas que a água subirá às margens de municípios próximos.

Leite orientou a população a procurar pontos mais elevados no curso do rio e deixar suas casas caso esteja em áreas de risco de inundação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..