Dois detentos fogem de presídio de segurança máxima no Campo Grande

Os fugitivos conseguiram escapar pelo muro da unidade prisional, de segurança "máxima" com a ajuda de uma corda
Por: Rebeca Costa 04.mar.2024 às 15h02
Dois detentos fogem de presídio de segurança máxima no Campo Grande
Divulgação/Agepen

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou que dois presos conseguiram fugir do presídio de segurança máxima Jair Ferreira de Carvalho, localizado na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A fuga ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 4.

Os fugitivos foram identificados como Douglas Luan Souza Anastácio, de 33 anos, e Naudinei de Arruda Martins, de 32 anos. Ambos cumpriam penas por crimes relacionados ao tráfico, roubo e furto.

De acordo com a Agepen, quatro detentos tentaram a fuga, mas apenas dois obtiveram sucesso. Os fugitivos conseguiram escapar pelo muro da unidade prisional com a ajuda de uma corda. Eles estavam alojados no Pavilhão 6 do presídio.

Após a fuga, as forças de segurança estão empenhadas nas buscas e recaptura dos fugitivos. Os detentos que foram capturados estão atualmente isolados em cela disciplinar e serão submetidos a um Procedimento Administrativo Disciplinar (Padic). O estabelecimento penal é administrado pelo governo estadual.

Ao G1. a Agepen ressaltou que está recebendo o apoio de outras forças de segurança para auxiliar nas buscas e garantir a recaptura dos fugitivos. A operação conta com o trabalho conjunto das autoridades para evitar que os detentos permaneçam foragidos por muito tempo.


Outra fuga em presídio de segurança máxima

Outra fuga aconteceu no presídio de Mossoró, em 14 de fevereiro e, desde então, buscas são realizadas na região. Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.

A dupla estava em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), onde as regras são mais rígidas que as do regime fechado. Nesse tipo de ala há um local para o banho de sol para que os detentos não tenham contato com outros presos.

Eles fugiram por um buraco no teto da cela, que são individuais na unidade prisional, e depois cortaram a cerca do presídio com um alicate deixado em um canteiro de obras.

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima. Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a fuga em Mossoró como um “episódio fortuito”. 

“Estamos ativos e atuando. Os presídios federais são absolutamente seguros. Todos podem continuar confiando nesse sistema”, ressaltou o ministro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Arquiteto é morto ao tentar impedir assalto em São Paulo
Vítima jogou carro contra criminosos e foi baleada na zona oeste da capital
Felipe Neto anuncia pré-candidatura à Presidência em 2026
Influenciador justifica afastamento da política e revela planos para lançar nova rede social
AGU processa Brasil Paralelo e acende novo alerta sobre liberdade de expressão
Advocacia-Geral da União busca censurar documentário que questiona caso Maria da Penha
Mesmo após Oscar, Walter Salles perde R$ 4,5 bilhões em um ano
Cineasta segue entre os mais ricos do Brasil, com fortuna de R$ 25 bilhões
Universidade aprova cotas para pessoas trans, travestis e não-binárias
Decisão foi unânime; nova reserva de vagas será feita via Enem-Unicamp
Brasil pode sair vencedor na guerra comercial entre EUA e China, diz jornal
Política tarifária de Trump abre espaço para exportações brasileiras
Carregando..