O estado de Minas Gerais registrou cinco mortes causadas pelos temporais entre o final do ano passado e início de 2024. Neste domingo, 31, véspera do Ano Novo, a chuva intensa resultou em alagamentos e deixou pessoas ilhadas na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com informações da Defesa Civil estadual, 24 cidades mineiras estão em situação de emergência devido às chuvas. Esses municípios estão espalhados por diferentes regiões do estado, como Vale do Jequitinhonha, Norte, Sul e Zona da Mata. A maioria deles entrou em estado de emergência a partir do mês de novembro, após serem atingidos por tempestades de granizo, vendavais, enxurradas ou precipitações intensas.
O atual período chuvoso começou em outubro e já resultou em cinco óbitos no estado. Três dessas mortes ocorreram em Paracatu, no Noroeste de Minas, em 23 de dezembro. Uma mulher de 32 anos e seus dois filhos, de 2 e 11 anos, estavam em um carro que foi arrastado pela enxurrada. As outras duas mortes foram registradas nas cidades de Pedralva e Cássia, na Região Sul de Minas.
Segundo a Defesa Civil, 70 pessoas estão desabrigadas e outras 667 ficaram desalojadas devido às chuvas. Os danos são significativos, com casas destruídas e móveis perdidos.
Na Vila Marimbondo, em Contagem, cerca de 60 residências foram atingidas e uma delas desabou. Um homem ficou ferido. Em Ibirité, o Rio Manso transbordou e invadiu pelo menos 20 casas.
Em Belo Horizonte, a Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na região da Pampulha, teve que ser bloqueada devido ao alto volume de água do Córrego Ressaca.
A situação é crítica em várias partes do estado e diversas cidades estão enfrentando problemas sérios causados pelas chuvas. A Defesa Civil continua monitorando a situação e prestando assistência às vítimas.
Confira abaixo a lista das cidades que estão em situação de emergência devido às chuvas:
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...