Depois do afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, o ex-secretário-geral da confederação Alcino Reis Rocha continua a falar em nome da Confederação Brasileira de Futebol e a se comunicar com entidades internacionais de futebol. Ele é ligado ao PC do B, que foi ao STF em 23 de dezembro questionar o afastamento de Rodrigues.
Oficialmente, quem ocupa o cargo é Caio Rocha, nomeado pelo interventor José Perdiz, que assumiu o cargo em 12 de dezembro. Em troca de e-mails de Alcino Reis Rocha com representantes da Fifa e da Conmebol iniciada em 24 de dezembro.
Rocha disse aos representantes da Fifa e da Conmebol que a “séria crise que a CBF enfrenta” é resultado de uma “absurda e indevida intervenção externa, que contradiz a autonomia da entidade”. Como os e-mails provam que ele segue se apresentando num cargo que não ocupa mais, pode haver alguma implicação legal nessa atitude.
O e-mail, enviado na terça-feira (26), foi uma resposta a uma carta enviada pelas entidades internacionais à CBF em 24 de dezembro com um alerta para possíveis sanções ao futebol brasileiro.
A Fifa proíbe que as confederações associadas tenham interferências “externas” como decisões da Justiça comum, por exemplo –como foi no caso do afastamento de Ednaldo Rodrigues.
“Fifa e Conmebol gostariam de enfatizar fortemente que, até que essa missão ocorra, nenhuma decisão que afete a CBF, incluindo eleições ou convocação de eleições, será tomada. Caso isso não seja respeitado, a Fifa não terá outra opção senão submeter o assunto ao seu órgão decisório relevante para consideração e decisão, o que também pode incluir uma suspensão”, diz trecho da carta.
Uma delegação da Federação Internacional de Futebol deve chegar ao Brasil na semana de 8 de janeiro de 2024 para entender exatamente o que está se passando. Na sequência, haverá eleição do novo presidente da CBF ainda em janeiro.
No e-mail, o ex-secretário Alcino Rocha afirmou, ainda, que aguarda a confirmação da chegada da delegação das entidades e se colocou à disposição para “quaisquer medidas necessárias”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...