Preso padre envolvido em corrupção no caso Hospital Padre Zé

Prisão ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17
Por: Brado Jornal 17.nov.2023 às 15h15
Preso padre envolvido em corrupção no caso Hospital Padre Zé

Foi preso na manhã desta sexta-feira, 17, o Padre Egídio Carvalho Neto, protagonista do escândalo de corrupção do Hospital Padre Zé, na Paraíba. 

O ex-diretor presidente do Hospital Padre Zé já está à disposição da Justiça na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em João Pessoa.

O desembargador Ricardo Vital, do Tribunal de Justiça da Paraíba, ordenou o cumprimento de mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão.

Além do Padre Egídio, foram expedidos mandados de prisão para a ex-tesoureira da instituição Amanda Duarte e a ex-diretora administrativa Jannyne Dantas. Estas foram presas em João Pessoa. O Padre foi preso em Recife, mas, foi recambiado para a capital paraibana e está prestes a passar por audiência de custódia.

Estima-se que a corrupção no Hospital, que é a principal instituição de caridade da Paraíba, tenha atingido cerca de 140 milhões de reais., Ao ordenar a prisão do ex-diretor, o desembargador Ricardo Vital considerou que o padre havia desviado recursos para construir sua própria fortuna.

O Padre Egídio vinha sendo investigado desde o primeiro momento da chamada Operação Indignus. Contra ele se avolumaram indícios robustos e um primeiro pedido de prisão já havia sido negado pelo juiz da 4ª Vara Criminal de João Pessoa. O Gaeco/MPF da Paraíba recorreu, obtendo a decisão favorável, que desembocou três prisões.


Delação premiada

Com a prisão do Padre Egídio, crescem as especulações sobre um possível acordo de delação premiada. Com efeito, desde que viu sua situação deteriorada a ponto de ter de renunciar ao cargo de diretor-presidente do Hospital Padre Zé, o padre vem declarando abertamente o propósito de fazer esse tipo de acordo.

A especulação dominante é sobre quem haverá de recair a possível delação. Sabe-se que, nesse tipo de acordo, o delator deve denunciar para cima; apontar o dedo para superiores. Ora, diretamente na administração do Hospital Padre Zé não havia ninguém superior ao diretor-presidente. Acima dessa administração, apenas a Arquidiocese.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..