"Não sabem o que é ir para a fila do SUS", desabafa mãe de menino com microcefalia e autismo sobre decisão do STJ

Decisão do STJ desobrigou as operadoras de saúde a cobrir procedimentos fora lista da ANS
Por: Brado Jornal 09.jun.2022 às 14h06
Arquivo Pessoal

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que desobrigou as operadoras de saúde a cobrir procedimentos fora lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) gerou um pesadelo na vida da dona de casa Germana Soares, de 31 anos. Mãe de Guilherme, de 6 anos, que tem microcefalia e transtorno do espectro autista, ela contou em entrevista ao G1 que recebeu um telefonema do plano enquanto acompanhava de casa a votação no STJ.

Na ligação, a funcionária da operadora de saúde afirmou que iria verificar se a terapia intensiva TheraSuit, que ele solicitou para o filho estava na lista da ANS. 

"Quem nasce pobre no Brasil é condenado. A gente vive em um país em que o dinheiro fala mais alto que a vida. Esses ministros não sabem o que é ir para a fila de um SUS [Sistema Único de Saúde] de madrugada, passar meses esperando", declarou Germana.

De acordo com o G1, aos 20 dias de vida, Guilherme já fazia todos os tratamentos que eram possíveis. Pelo plano de saúde a que tinha direito por causa do trabalho do pai, chegou a fazer até o TheraSuit, que tem eficácia no tratamento de distúrbios motores.

Atualmente, com outro plano de saúde, foi necessário, novamente, fazer a solicitação para o tratamento. 

Seis dos nove ministros da Segunda Seção votaram para definir que a lista da ANS contém toda a cobertura obrigatória. A decisão atinge exames, terapias, cirurgias e fornecimento de medicamentos, por exemplo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Exército criará cidade para simular combates; valor é de R$ 5,6 mi
Projeto visa 'aprimorar a capacitação das tropas em cenários urbanos, com 66 edificações e estrutura permanente para simulações realistas'
"Deus in machina": Igreja na Suiça troca padre por IA de Jesus em confessionário
Com o nome Deus in Machina, o avatar de Jesus é a colaboração da igreja com um laboratório de pesquisa de uma universidade local sobre realidade imersiva
Carregando..