Bombeiros retomam buscas por 26 desaparecidos em PE após pausa por risco de deslizamento

Corporação afirma que pequenas paralisações no trabalho fazem parte da técnica de busca; previsão é de chuvas moderadas até a próxima sexta-feira
Por: Brado Jornal 31.mai.2022 às 13h08
Bombeiros retomam buscas por 26 desaparecidos em PE após pausa por risco de deslizamento
Foto: MATEUS LACERDA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As buscas pelos 26 desaparecidos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata do Estado de Pernambuco foram retomadas na manhã desta terça-feira, 31, após terem sido paralisadas na noite da última segunda devido o surgimento de risco de novos deslizamentos, em função da permanência das fortes chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, as operações estão sendo feitas cuidadosamente para não expor os agentes a perigos diante da atual situação. “Em alguns momentos precisamos interromper devido ao risco de novo deslizamento. Quando as condições permitem, a busca retorna. As paralisações ocorrem por curtos períodos e retomam. Documenta-se quando é algo muito extenso. Isso faz parte da técnica de busca”, afirmou a assessoria de comunicação da corporação. Além do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o Estado está recebendo agentes de outros estados como Maranhão, Paraíba e Bahia para atuar nos resgates.



O último boletim oficial, divulgado pela Defesa Civil do Estado, aponta que 91 pessoas já morreram nas enxurradas e nos deslizamentos provocados pelas chuvas nos últimos quatro dias. Em atualização dos dados na noite da última segunda, o Governo do Estado informou que 6.170 pessoas estão desabrigadas em Pernambuco neste momento. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso metereológico para esta terça: “estado de observação”. A previsão é de que as precipitações continuem na RMR e na Zona da Mata com intensidade moderada até a próxima sexta-feira, 3, apesar de haver uma expectativa para redução gradual no volume de águas.


Por causa da situação de calamidade pública, a prefeitura do Recife suspendeu as festividades juninas, programadas para ocorrer no mês de junho. A decisão foi anunciada na manhã da última segunda pelo prefeito João Campos (PSB). O recurso que seria utilizado na festa, cerca de R$ 15 milhões, foi remanejado para ajudar as vítimas das tragédias e seus familiares. Havia uma grande expectativa na cidade pelo São João, já que seria o primeiro grande festejo público desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020. A capital não realizou o Carnaval em fevereiro ou em outro mês, como ocorreu em São Paulo em abril.


A Defesa Civil reforçou o alerta sobre o alto risco de novos deslizamentos na manhã da última segunda, visto que o solo já está bastante encharcado. As forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando em sete pontos de deslizamento da RMR: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes), Areeiro (Camaragibe), Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista). A operação conta com 198 bombeiros militares de Pernambuco, 11 bombeiros da Paraíba, sete de Minas Gerais, oito do Rio Grande do Norte, oito policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e quatro policiais civis do Core/PCPE. Nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos para populações de áreas afetadas, estão sendo empregadas embarcações e seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social (SDS) e outras três da Polícia Rodoviária Federal (PRF).




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lauro de Freitas permanece abandonada após três meses de gestão de Débora Regis
População esperava mudança, mas enfrenta o mesmo descaso da gestão anterior
Banco Central notifica Anitta por atraso na declaração de bens no exterior
Os advogados da cantora se manifestaram afirmando que Anitta está em dia com todas as suas obrigações tributárias no Brasil e no exterior
Arquiteto é morto ao tentar impedir assalto em São Paulo
Vítima jogou carro contra criminosos e foi baleada na zona oeste da capital
AGU processa Brasil Paralelo e acende novo alerta sobre liberdade de expressão
Advocacia-Geral da União busca censurar documentário que questiona caso Maria da Penha
Brasil pode sair vencedor na guerra comercial entre EUA e China, diz jornal
Política tarifária de Trump abre espaço para exportações brasileiras
Bolsonaro bloqueia Zambelli no WhatsApp após cobrança sobre postura no 7 de setembro
Distanciamento entre o ex-presidente e a deputada é resultado de desentendimentos durante manifestação
Carregando..