Uma operação da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, com apoio da Polícia Federal e do Conselho Regional de Farmácia (CRF), resultou na apreensão de canetas dos medicamentos Mounjaro e Ozempic, usados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. A ação ocorreu nesta quinta-feira (20), em uma clínica particular da cidade, após denúncias de venda irregular.
Segundo a legislação brasileira (Lei nº 5.991/1973), a comercialização de medicamentos é restrita a farmácias, drogarias e estabelecimentos autorizados. O Mounjaro, cujo princípio ativo é a tirzepatida, ainda não tem venda liberada no Brasil e só pode ser importado por pessoa física com receita médica. Já o Ozempic, à base de semaglutida, é permitido, mas sua comercialização fora dos locais regulamentados é ilegal.
Além das canetas dos medicamentos, a operação apreendeu remédios manipulados de forma irregular. De acordo com a fiscal do CRF, Mozália Monteiro, foram encontrados medicamentos controlados pela Anvisa e Ministério da Saúde, fabricados em escala industrial por farmácias de São Paulo para um único paciente. “Isso é ilegal. Medicamentos manipulados devem ser preparados para um tratamento específico, sob prescrição médica, e não podem ser replicados em larga escala”, explicou.
Apesar das apreensões, a clínica não foi interditada. A Vigilância Sanitária segue investigando o caso e pode aplicar sanções administrativas aos responsáveis.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...