Município da Bahia é o mais violento do Brasil

Lista é liderada por Santo Antônio de Jesus
Por: Brado Jornal 18.jun.2024 às 12h49
Município da Bahia é o mais violento do Brasil

O município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, é o mais violento do Brasil. A cidade registrou a maior taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes: 94,1. Os dados são do Atlas da Violência 2024, divulgado nesta terça-feira (18) e produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com uma população estimada em 103.055 pessoas - com base no Censo 2022 -, Santo Antônio de Jesus teve 96 homicídios registrados e um oculto. Em sequência aparece Jequié, com 133 registrados e 13 ocultos, e Simões Filho, 88 registrados e cinco ocultos. Apesar dos números destas duas serem maiores, a média por 100 mil habitantes é inferior a Santo Antônio, sendo 91.9 e 81.2, respectivamente. 

Camaçari, Juazeiro, Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Teixeira de Freitas também estão entre as 20 cidades com maiores taxas de homicídios do Brasil.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ressaltou que a redução das mortes violentas é uma prioridade na Bahia e que, nos últimos sete anos, o índice apresentou diminuição de 27%. Assim como em 2024, de 1° de janeiro a 15 de junho, as mortes violentas tiveram redução de 11% e, no ano de 2023, na comparação com 2022, recuaram 6%.

Junte-se à nossa comunidade de leitores comprometidos com o jornalismo local de qualidade. Assine agora, apoie nossa equipe premiada e tenha acesso a análises exclusivas. Faça parte do melhor do jornalismo baiano!



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Carregando..