Bahia registra queda de 18% nas mortes violentas em janeiro de 2024, diz secretário de segurança

Primeiro mês do ano tem queda nos homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte
Por: Brado Jornal 06.fev.2024 às 16h28
Bahia registra queda de 18% nas mortes violentas em janeiro de 2024, diz secretário de segurança
Foto: Alberto Maraux

A Bahia contabilizou uma queda de 18% no índice de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) em janeiro de 2024, na comparação com o primeiro mês do ano anterior.

Os números foram apresentados na manhã desta terça-feira (5), pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, pelo subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, pela delegada-geral da PC, Heloísa Brito, pela diretora-geral do DPT, perita criminal Ana Cecília Bandeira, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI).

As ações ostensivas, preventivas e de inteligência das Polícias Militar e Civil, com apoios do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Corpo de Bombeiros, além de iniciativas integradas com Forças Federais, preservaram 83 vidas. Em 2024 foram registrados 368 casos, contra 451 ocorrências em janeiro de 2023.

De 1° a 31 de janeiro foi computada uma redução e 50% no número de feminicídios. Em 2024 foram registrados quatro casos e, no primeiro mês do ano anterior, aconteceram oito.
 
Lesões corporais apresentaram redução de 84%, saindo de 13 para dois. Os latrocínios tiveram decréscimo de 60%, com dois casos este ano, contra cinco em janeiro de 2023.

Os homicídios recuaram 15%. Em 2024 a Polícia registrou 360 mortes e, em janeiro de 2023, foram contabilizadas 425 ocorrências.

“Fechamos o ano de 2023 com redução de 6% e o trabalho segue firme, com muito foco e integração. Continuaremos investindo em efetivo, capacitação e equipamentos", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Acrescentou ainda que o combate ao crime organizado é prioridade. "Com inteligência e repressão qualificada buscaremos apreender armamentos e capturar homicidas", disse Werner.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..